17.2 C
Franca
maio 31, 2026
Pecuária

Bovinocultura de Corte da Faesp: demanda por carne bovina continuará em crescimento

Segundo Cyro Penna, Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte da Faesp, a demanda por carne bovina continuará em crescimento, com um mercado consumidor cada vez mais ávido, porém exigente por qualidade e sustentabilidade, sobretudo nas suas vertentes social e ambiental.

Afirma que, considerada a faceta econômica da pecuária nacional, com capacidade em produzir a carne mais barata do mundo, o que não é menos importante, o Brasil se coloca como o maior player mundial, capaz de prover este grandioso mercado, sem abertura de novas áreas com grande eficiência e otimização dos processos produtivos.

Na sua opinião, mesmo diante do gigantismo quantitativo e qualitativo da pecuária nacional, traduzido por nossa tecnologia, genética, sanidade animal, clima, tamanho de rebanho e áreas de produção, alguns gargalos precisam ser enfrentados e superados. “Esta nova realidade exigirá dos pecuaristas um novo olhar, qual seja, mais e melhor conhecimento da atividade e do setor, acesso a informações e serviços de qualidade, melhor gestão e organização setorial em busca de agregação de valor aos produtos, melhor remuneração, mais constante e equilibrada, no contexto da cadeia produtiva”.

Estudo da Embrapa indica que a busca por cortes diferenciados e de denominação de origem abrirão novas oportunidades de agregação de valor ao mercado. No entanto, o maior grau de exigência do consumidor será um gatilho transformador da atividade, bem como a concorrência com outras fontes de proteína, que forçará a cadeia a produzir melhor. O bem-animal será mandatório, desde a cria ao abate.

Os dados são do mais recente estudo da Série “Desafios do Agronegócio Brasileiro”, elaborado por pesquisadores da Embrapa que integram o Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte (Cicarne) e o Sistema Agropensa.

De acordo com o estudo, a maior transformação será no processo de distribuição, seja de insumos, gado ou da carne. A relevância da sanidade, qualidade e sustentabilidade crescerá via interação digital com o consumidor final. Entretanto, torna-se de fundamental importância a promoção de melhorias

Related posts

Preço do boi gordo cai com demanda travada no mercado interno

Fabrício Guimarães

SIF registra aumento na emissão de certificados sanitários para produtos de origem animal

Fabrício Guimarães

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no estado de São Paulo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais