18.2 C
Franca
julho 27, 2024
AgriculturaAgroindustriaGestão Rural

Aplicativo transforma celular em monitor de fertilizantes

A tecnologia é um aliado da produção agrícola e na fertilização das lavouras

Um novo aplicativo desenvolvido para a agricultura consegue transformar o celular em um monitor de fertilizantes. Através do monitoramento por satélite, o telefone identifica áreas de baixa produtividade e faz aplicações variáveis.

A tecnologia é um aliado da produção agrícola e na fertilização das lavouras há um nicho para o seu desenvolvimento.  A Yara lançou a versão móvel de sua ferramenta “Atfarm”. Graças a essa novidade, o telefone pode ser usado como monitor de fertilização. Desta forma, os produtores agrícolas podem identificar áreas de baixa produtividade em seu campo com monitoramento de culturas por satélite e executar aplicações variáveis de nitrogênio com um fertilizante sem a capacidade de ler prescrições em monitores.

Através deste avanço, os usuários acessam novas imagens de satélite de seus lotes a cada 3 a 5 dias e um histórico de dois anos. As imagens são analisadas com o índice de biomassa N-Sensor, também desenvolvido pela Yara, bem como com as leituras do NDVI, permitindo monitorar o estado das lavouras e planejar a melhor estratégia nutricional.

A novidade é que o aplicativo oferece a possibilidade de adubar com precisão, variando a velocidade do trator, ajustando assim a dose em cada parte do lote. Além disso, como alterar a dose manualmente na exibição de monitores que não têm a capacidade de ler prescrições, como é comum em pulverizadores.

De acordo com os cientistas, a tecnologia melhora e otimiza a produção e o uso de insumos, reduz os impactos negativos no meio ambiente, aumenta a produtividade da lavoura e ajuda a aumentar a renda do produtor com o incremento da qualidade da produção agrícola.

Fonte: Agrolink

 

Related posts

Qual o momento certo para diversificar os investimentos no agronegócio?

Fabrício Guimarães

CASA DAS SEMENTES E YARA REALIZAM NOITE DO CONHECIMENTO

Fabrício Guimarães

Exigências trabalhistas: protocolo de intenções para boas práticas é mais um item para que cafeicultura atenda mercado

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais