17.6 C
Franca
julho 15, 2026
Agricultura

Queda nas cotações da soja reflete aumento da oferta e menor demanda externa.

As cotações da soja registraram queda na última semana.

As cotações da soja registraram queda na última semana, conforme apontam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A principal razão para essa baixa foi o aumento na oferta do grão no mercado spot nacional, consequência do encerramento das atividades de colheita da safra 2023/24 no Brasil e na Argentina.

Pesquisadores do Cepea destacaram que muitos produtores de soja demonstraram interesse em negociar maiores volumes da safra atual. Esse movimento visa liberar espaço nos armazéns para o armazenamento da segunda safra de milho, que se aproxima. Esse aumento na oferta interna contribuiu diretamente para a queda das cotações.

Outro fator que influenciou a diminuição dos preços foi a redução na demanda externa pela soja brasileira. A menor procura internacional refletiu-se na queda dos prêmios de exportação, impactando os preços domésticos do grão. Porém, nem todas as notícias foram negativas para os sojicultores brasileiros. A valorização do dólar frente ao real atuou como um limitador das quedas nos preços internos. Essa alta da moeda americana ajudou a manter um equilíbrio, evitando uma desvalorização ainda mais acentuada da soja no mercado nacional.

AGROLINK – Aline Merladete

Related posts

População rural vai ficar de fora da reforma da Previdência, diz FPA

Seguradoras precisam investir em tecnologia para garantir avanço do seguro rural no Brasil

Fabrício Guimarães

Por que moer os grãos de café na hora?

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais