17.9 C
Franca
abril 17, 2026
Agricultura

OIC, BMZ e PGC firmam compromisso de promover sustentabilidade no setor cafeeiro mundial

POR EQUIPE CAFÉPOINT

Organização Internacional do Café (OIC), a Plataforma Global do Café (PGC) e o Ministério Federal Alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) assinaram, na sexta (19), uma declaração para, em conjunto, transformar a cafeicultura mundial num setor sustentável.  A declaração, feita em Berlim durante a Semana Verde – feira internacional anual voltada aos setores de agricultura, horticultura e indústria alimentícia –, aborda questões como renda digna, transparência de mercado e equidade de gênero, além de políticas e instituições facilitadoras. 

O compromisso de uma visão compartilhada para o setor cafeeiro concentra-se, principalmente, em resiliência econômica, diversidade de origens, sustentabilidade ambiental e mitigação das mudanças climáticas – com destaque para a preservação de ecossistemas de países produtores (42 deles são membros da OIC). 

Os signatários reiteraram, ainda, a importância do diálogo multilateral e da mobilização de atores e recursos de governos, setor privado e sociedade civil. “Com nossas forças distintas e complementares, estamos unidos em nossa busca por um futuro próspero para os agricultores que estão por trás dos 2,94 bilhões de xícaras de café que consumimos todos os dias”,  disse Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da OIC. 

Fonte: Comunicaffe International.

Related posts

FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA PODE ACABAR ATRAVÉS DO USO DE BIOPRODUTOS

Governo paulista subsidia juros para impulsionar vendas de tratores.

Fabrício Guimarães

Cocapec e AMSC premiam melhores cafés da região nesta sexta-feira. O prêmio pode ultrapassar os R$ 2 mil por saca ao vencedor

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais