25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Conheça o degustador mineiro que vai representar o Brasil em competição internacional de provadores de cafés.

Olha, cheira, sente o gosto com precisão técnica. Esta é a função do sul-mineiro José Augusto. Nascido em Varginha, o degustador irá representar o Brasil em uma competição de provadores de café.

Apaixonado pela profissão, José carrega na bagagem mais de 20 anos de experiência. Além de degustador, José Augusto é gerente de qualidade. Ele é o atual vencedor do campeonato brasileiro de Cup Tasters, torneio que avalia a habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas.

“Envolve todos os sentidos, visão, olfato, paladar, audição, envolve todos os sentidos para distinguir um café desde sua essência, da planta até a xícara, se ele é um café especial ou não”, afirmou José Augusto Oliveira Naves.

A competição é promovida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais durante todos os anos e o vencedor garante vaga para a disputa nacional. É o caso de José Augusto, que vai representar o país no World Off Coffee, em Atenas, na Grécia. O campeonato será em junho de 2023.

“Depende muito da sensibilidade, às vezes até do dom da pessoa em degustar e saber diferenciar nuances para distinguir um bom café de um café ruim. Mas, 20 anos de história me moldou hoje para saber distinguir essas características e saber avaliar um café de forma muito positiva e correta, porque é um ano de trabalho de dedicação do produtor eu você vai avaliar em uma, duas, três, quatro ou cinco xícaras”, disse José Augusto Oliveira Naves.

Fonte: EPTV e g1 Sul de Minas

Related posts

Imposto de importação para soja e milho é zerado até 2021

Fabrício Guimarães

LIDE REALIZARÁ 8º FÓRUM NACIONAL DE AGRONEGÓCIOS

Fabrício Guimarães

Fenicafé acontece este mês no Triângulo Mineiro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais