22.8 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Quer economizar sementes?

A Stara está sempre tecnologia para aumentar a produtividade, economizando. Uma delas é o Zero Amassamento que realiza o desligamento automático das linhas de plantio no lugar que ocorre o tráfego de pulverizadores e distribuidores. Essa tecnologia exclusiva de geração de uma economia 4% de sementes de configuração, a estrela da configuração e de amplitude de aplicação.

O Zero Amassamento está disponível para qualquer plantadeira da Stara que possuía Sistema de Desligamento Linha a Linha e o controlador Topper 5500, ou seja, o agricultor que já possui uma plantadeira Stara pode atualizar sua máquina. Esse é um processo totalmente realizado por software dentro do Topper500, sem interferência mecânica na máquina e necessidade de instalação de um novo componente na planta, somente realizando uma nova operação de usinagem. 
Após a primeira safra usando o Zero Amassamento, os agricultores percebem os resultados e recomendam a tecnologia. Como Jorge Martelli, um dos proprietários da Fazenda Martelli, em Tapurah/MT: “gostamos de experimentar novidades. Demonstramos esse voto de confiança à Stara no Zero Amassamento e foi como esperado, inovador e diferente. De tirar o chapéu”.

Na propriedade de Wagner Riva, em Ipiranga do Norte/MT, o Zero Amassamento também já foi utilizado. O produtor destaca como inovações que a Stara traz para o agro e fala sobre a nova tecnologia. “A Stara está semper nos novidades, atualizando o Topper, o Desligamento Linha a Linha e agora o Zero Amassamento. Com essa tecnologia de soja definirá um certinho a largura da bitola, e não estamos no rastro criado a massajar a. Com certeza, essa tecnologia nos ajuda a economizar”, ressalta. 

André Cavedon, proprietário da Agropecuária São João, em Júlio de Castilhos/RS, destaca os benefícios do Zero Amassamento e a alta qualidade do plantio da marca. “O plantio da Stara é um dos melhores do Brasil porque traz resultados financeiros na lavoura. O Zero Amassamento, por exemplo, reduz os custos no plantio e isso gera resultados positivos. Temos economia de sementes porque não plantamos onde amassar. Isso é economia, é plantio de alto padrão”, comenta.

Como funciona o Zero Amassamento

O Zero Amassamento funciona da seguinte forma: a plantadeira irá ativar a linha de sementes no local exato de tráfego do pulverizador e/ou do distribuidor. Para isso acontecer, as linhas AB retas podem ser importadas do autopropelido por meio de pen drive, copiadas do ponto A e do ponto B de outro controlador, ou simplesmente criar novas linhas no próprio Topper da plantadeira, sem a necessidade de usar mapas de plantas . 

Lembrando que as linhas a serem criadas para o desligamento no rastro do Zero Amassamento devem ser AB retas. Para a linha do plantio, a tecnologia funcionará sendo AB retas ou AB curvas, ou seja, independente do sentido em que será feito o plantio.

Além disso, é obrigatória uma borda­dura da área, sendo realizada pelo menos uma vez. A partir disso, os au­topropelidos seguem os rastros criados no momento do plantio, que são de fácil visu­alização para o operador que irá realizar as aplicações pós-emergentes. 

Para o bom funcionamento do Zero Amassamento é obrigatório o uso de si­nais de correção GPS de boa qualidade (com variação máxima de 4 cm) ou até mesmo sinais com correção RTK, para ga­rantir a precisão de repetibilidade dos ras­tros. Também é necessário o trator possuir piloto automático para a equidistância en­tre uma passada e outra.

Benefícios da tecnologia 

Um dos principais benefícios do Zero Amassamento é a economia média de até 4% de sementes, dependendo da largura de aplicação do pulverizador ou do distribui­dor de sólidos e da largura dos rastros dos rodados, variando de cultura para cultura, do tipo de terreno e também de acordo com a preferência do proprietário. 

Em média, se utiliza 0,55 m para a cultura da soja e 0,70 m para a cultu­ra do milho, ou seja, a arquitetura da planta também interfere muito para não ter amas­samento na cultura. Assim, uma plantadei­ra Stara com o Sistema de Desligamento Linha a Linha, que economiza em média 5,03% de sementes nas áreas de bordadu­ra, somada à tecnologia do Zero Amassa­mento com economia média de 4% pode gerar uma economia total de até 9,03% de sementes. 

Para simular os resultados dessas tecnologias na lavoura, o agricultor pode baixar o aplicativo Plantio Stara, disponível para Android . Com ele é possível simular o quanto ele economiza para utilizar o Sistema de Desligamento Linha a Linha e o Amassamento Zero, com as informações de sua realidade, de acordo com a viabilidade do investimento do Zero Amassamento. O produtor também pode calcular o cálculo da operação, ou seja, avaliar a qualidade do plantio de cadalhão.

O Zero Amassamento marca uma nova era no plantio. Clique aqui e saiba mais sobre essa tecnologia.

Related posts

COOPERCITRUS movimenta R$ 389 milhões durante balcão do agronegócio

Fabrício Guimarães

Conab confirma números recordes de produção do café

Fabrício Guimarães

Colheita de café avança em bom ritmo

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais