15.6 C
Franca
maio 29, 2024
AgriculturaNotícias

Sulfoxaflor tem risco menor que outros inseticidas

Segundo a EPA, existem muitos estudos que comprovam essa segurança

O sulfoxaflor, uma substância química projetada como alternativa a pesticidas mais duros que nem sempre conseguem controlar insetos problemáticos, embora tenha um potencial leve de causar prejuízo para as abelhas, ainda assim é menos prejudicial para os polinizadores do que outros inseticidas disponíveis no mercado atualmente. De acordo com o portal geneticliteracyproject.org, esses produtos mais prejudiciais que o sulfoxaflor incluem até alguns defensivos orgânicos.

“Manchetes alarmantes sobre ‘produtos químicos para abate de abelhas’ podem atrair leitores, mas eles representam muito do que está errado nos relatórios científicos hoje. Os pesticidas, por definição, são tóxicos; eles são projetados para matar pragas nocivas e, se projetados corretamente, limitam os danos a insetos benéficos como as abelhas. Torcer essa realidade em um escândalo engana o público e obscurece o fato de que os pesticidas, quando usados de maneira judiciosa, protegem a comida que todos nós comemos”, diz o portal.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), existem muitos estudos que comprovam essa segurança do sulfoxaflor. Além de um conjunto completo de estudos Nível I (isto é, estudos laboratoriais de abelhas adultas e larvas individuais), os dados do Nível II (ou seja, estudos em nível de colônia) consistem em 11 estudos de semicúpula (túnel) e dois estudos de alimentação de colônias. destinada a documentar os efeitos do sulfoxaflor em ambas as abelhas e na colônia de abelhas.

“Com base nos melhores dados disponíveis de exposição e efeitos de estudos abertos e submetidos a registradores, a agência determinou que o sulfoxaflor não atende ao padrão FIFRA de risco não razoável para organismos não-alvo, incluindo abelhas, quando o composto é usado conforme prescrito no rótulo. Portanto, com base na avaliação da agência, o sulfoxaflor não representa um risco “sério” para os polinizadores. O sulfoxaflor também apresenta um perfil de risco ecológico mais favorável do que as alternativas amplamente utilizadas em cultivos atraentes para abelhas”, conclui.

Fonte: Agrolink

Related posts

Coonai elege nova diretoria executiva para o quadriênio 2019-2023

Fabrício Guimarães

Informe Revista Agromogiana: Bolsa de Nova York segue operando com baixas nesta segunda-feira

Fabrício Guimarães

Ribeirão Corrente: Prefeitura recebe doações de Testes rápidos da Covid-19

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais