19.3 C
Franca
fevereiro 23, 2024
Agricultura

Setor do café ainda está incerto quanto ao volume da safra de 2023, avalia Cepea.

O setor cafeeiro nacional deve registrar novamente um ano desafiador. No curto prazo, ainda há incertezas quanto ao volume a ser colhido, sobretudo no Brasil.

Do lado da demanda, a economia mundial registrando crescimento tímido e o cenário inflacionário são fatores que podem limitar o consumo de café.

Para o arábica, mesmo com o clima favorável na maior parte das regiões produtoras brasileiras nos últimos meses de 2022, muitos agentes consultados pelo Cepea estão receosos com o volume a ser colhido da variedade na próxima safra (2023/24).

Apesar de o Brasil ter registrado inicialmente boas floradas para a temporada 2023/24, o parque cafeeiro de arábica nacional carrega ainda sequelas dos últimos anos mais secos que o normal e das geadas registradas em 2021.

Já para o robusta, o cenário climático e o desenvolvimento da safra 2023/24 têm sido um pouco mais preocupantes, devido ao tempo mais seco no segundo semestre de 2022 no Espirito Santo.

Além disso, o desenvolvimento inicial da safra apresentou um alto percentual de desfolha, o que atrapalhou o pegamento das flores e o desenvolvimento da safra.

Fonte: Cepea e foto Reprodução EPTV Sul de Minas

Related posts

Shampoo feito com ativos do café promete tratar calvice

Fabrício Guimarães

ISO ESTIMA DÉFICIT DE 724 MIL TONELADAS DE AÇÚCAR PARA A SAFRA 2020/21

Fabrício Guimarães

11ª edição do SIMCAFÉ pode ter a visita do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais