19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

SAFRA DE CANA-DE AÇÚCAR 2024/25 SERÁ AFETADA POR CALOR E DÉFICIT HÍDRICO.

Dados da Conab indicam queda na safra de cana 2024/2025, de 3,8% no país e de 7,4% em São Paulo, em decorrência dos eventos climáticos extremos, como ondas de calor e falta de chuvas.

Relatório produzido pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), projetam uma produção de 685,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2024/25. Uma queda, de 3,8% em relação à última safra. Para a safra paulista de cana 2024/25, a Conab prevê uma queda de 7,4% em relação à safra anterior, atribuída principalmente à diminuição do rendimento médio dos canaviais devido a adversidades climáticas, como o déficit hídrico.

O ATR (indicador de açúcar na cana) médio está previsto para registrar aumento de 1,1% em comparação ao ciclo anterior, alcançando 136 kg/ton. No entanto, o ATR total é projetado em 93,3 milhões de toneladas, uma queda de 2,8%.

A expectativa é de que o estado de São Paulo, maior produtor de açúcar do país, priorize a produção do adoçante, impulsionado pelas dificuldades enfrentadas por outros países produtores de açúcar, também devido a problemas climáticos. A produção de etanol em São Paulo é projetada em 12,11 bilhões de litros, uma queda de 12,4% em relação ao ciclo anterior, com o etanol hidratado registrando o maior declínio, de 22,6%.

Os dados destacam os desafios enfrentados pelo setor sucroenergético brasileiro e suas projeções para a próxima safra, evidenciando a necessidade de adaptação às condições climáticas e à competição com outras culturas agrícolas, como o milho, no caso do etanol.

Related posts

Brasil conhecerá seus melhores cafés especiais em 19 de outubro

Fabrício Guimarães

Café Labareda da região de Franca é escolhido o melhor do Estado de São Paulo

Fabrício Guimarães

Sindicato Rural de Ribeirão Preto elege chapa liderada por Paulinho Junqueira

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais