12.8 C
Franca
julho 19, 2024
AgriculturaNotícias

Serviços Integrados: Broca – manter a técnica de repasse é fundamental para o controle da praga

Devido as baixas cotações os cafeicultores estão buscando alternativas para cortar custos e amenizar as perdas na comercialização da safra. Esta é uma atitude sensata devido ao cenário, porém, alguns procedimentos que são fundamentais para a manutenção da lavoura como a técnica de repasse, por exemplo.

Um comportamento que está sendo registrado na região é que os produtores estão deixando de fazer este procedimento por conta do seu custo.  A técnica, assim como a varreção, seja ela manual ou mecânica, inibi o surgimento da broca, e elimina a possibilidade da praga permanece na lavoura de uma safra para outra. Portanto, é fundamental continuar realizando este trabalho ao final da colheita.

A equipe de campo vem monitorando o parque cafeeiro e já aponta um percentual mais elevado que dos anos anteriores, o que acende o sinal de alerta. Vale ressaltar que o grão brocado é um defeito que não é possível ser eliminado do lote e, portanto, é rejeitado pelo mercado.

No entanto, se o cafeicultor insistir em não fazer o repasse o principal problema será sentido apenas na safra do ano que vem, quando os besouros que ficaram nos grãos remanescentes saem para atacar os novos frutos.

Outros fatores que também precisam ser observados são os ambientes sombrios (lavouras fechadas ou arborizadas), lavouras em faces mais úmidas e período úmido na entressafra, pois oferecem melhores condições de sobrevivência da praga. Contribuem ainda para a infestação a presença de cafezais abandonados nas proximidades, ocorrência de estiagem de dezembro-janeiro (época de maior trânsito da broca), floradas desuniformes e colheita tardia.

O programa Todos conta a Broca, criado pela cooperativa, incentiva o manejo integrado, que é composto por 5 tipos de controle: cultural, físico, biológico, químico e legislativo. Desde que foi implementado, em 2017, houve uma redução significativa na incidência da praga justamente pela adesão dos cooperados em realizar os procedimentos de maneira conjunta. Por isso, é fundamental manter este comportamento para que juntos possamos vencer mais este problema.

Para saber mais sobre o Todas Contra a Broca fale com o seu técnico.

Fonte: Comunicação Cocapec

Related posts

Spodoptera causam perdas

Fabrício Guimarães

Eduardo Buitron: Consumo interno de café no Brasil aumenta 4,80%

Fabrício Guimarães

Café Labareda amplia portfólio com lançamento de Cappuccino

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais