30.9 C
Franca
dezembro 6, 2023
Gestão RuralPecuária

Preços pagos ao produtor paulista estão em trajetória de queda em agosto

O índice que mede a variação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas iniciou o mês de agosto com queda de 0,69% na comparação com a primeira semana de julho de 2019, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).

Dentre os 19 produtos analisados, somente 4 apresentaram alta: amendoim (+2,36%), laranja para indústria (+1,95%), carne bovina (+1,33%) e cana-de-açúcar (+1,27%). Em contraposição, 14 produtos reduziram seus preços entre a primeira semana de julho e o mesmo período do mês de agosto. Acima dos dois dígitos, foram destaques: batata (-39,39%), tomate para mesa (-11,41%) e carne suína (-10,38), produtos que, apesar da queda de preços, acumulam aumentos consideráveis nos últimos 12 meses. O preço médio da banana nanica não variou.

No caso da batata, a intensificação das colheitas da safra de inverno aumentou a oferta e diminuiu os preços no intervalo de 30 dias. Na região de São João da Boa Vista, especificamente, enquanto no começo de julho a saca de 50 kg era vendida na roça por mais de R$ 130, nesse princípio de agosto chegou-se a negociar por preços menores que R$ 60,00, explicam Eder Pinatti e Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisadores do IEA.

Fonte: DATAGRO

Related posts

Mercado do boi gordo especulado

Boi: clima e oferta curta mantêm os preços em alta no Brasil

Fabrício Guimarães

SCA lança Programa de Sustentabilidade do Café

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais