17.2 C
Franca
maio 31, 2026
Agricultura

Missão do governo brasileiro à Índia resulta na abertura de dois novos mercados para exportações do agro.

Fonte: Agrolink

Brasil poderá exportar derivados de ossos bovinos, chifres e cascos para a Índia.

Encerrando a missão oficial do governo brasileiro à Índia, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (17), a comitiva retorna ao Brasil com a autorização para exportação de novos produtos de origem animal ao mercado indiano.

Os certificados que autorizam o Brasil a exportar derivativos de ossos bovinos; e chifres e cascos foram entregues durante reunião com a secretária-adjunta de Pecuária e Lácteos da Índia, Varsha Joshi, e a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), integrada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, e pelo adido agrícola em Nova Délhi, Ângelo de Queiroz Maurício.

“Essas aberturas demonstram que o Brasil tem capacidade de aproveitar integralmente o potencial dos nossos rebanhos, agregando valor a cada parte dos animais. A exportação desses produtos contribui diretamente para a competitividade das cadeias pecuárias brasileiras. São utilizados para atender a diferentes segmentos da indústria de alimentos, química e farmacêutica, por exemplo na produção de gelatinas e pet food”, destacou Marcel.

Desde o início da atual gestão, já foram abertos mais de 450 mercados, em 72 destinos.

O adido agrícola do Mapa explicou que, além da abertura dos novos mercados, a reunião com o Ministério Indiano também tratou dos avanços nas negociações para outros produtos. Entre eles estão: pet food, material genético avícola e itens da reciclagem animal.

AGENDA

Ainda nesta sexta-feira (17), a comitiva do Mapa também participou de reunião com o secretário-adjunto de Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ajeet Kumar Sahu. O encontro teve como foco o debate sobre o fortalecimento dos fluxos bilaterais de comércio de produtos agropecuários entre os dois países.

Durante a reunião, foi reforçado o compromisso mútuo entre Brasil e Índia em ampliar a cooperação agrícola. O secretário-adjunto da SCRI reafirmou o empenho do Mapa em fortalecer ainda mais as relações com o Ministério Indiano, mantendo uma agenda conjunta produtiva que gere benefícios para ambos os países.

“Existe um enorme potencial para ampliar o acesso dos produtos do agronegócio brasileiro na Índia. O aumento da renda e do consumo no país tem impulsionado a demanda por pulses, proteínas e frutas, segmentos em que o Brasil pode ser um parceiro estratégico. A nossa vinda tem o objetivo de fortalecer a aproximação e cooperação e avançar nas avaliações técnicas para aberturas de mercado”, explicou Marcel.

Por sua vez, o secretário indiano destacou a importância de buscar a equivalência de padrões para análises de risco de pragas, com o objetivo de acelerar os processos e avançar nos fluxos de comércio. Do lado brasileiro, há interesse na exportação de pulses e de erva-mate.

O encontro também abordou o Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre a Embrapa e o Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR), em julho, durante missão oficial da Índia ao Brasil. A partir desse acordo, o foco agora é avançar na implementação do plano de trabalho, com o objetivo de ampliar a cooperação em pesquisa agropecuária. A parceria prioriza o desenvolvimento sustentável da agricultura e o fortalecimento institucional das entidades envolvidas.

Related posts

Quais os riscos do uso de semente sem procedência?

Fabrício Guimarães

Plano Safra: com queda no preços dos grãos, FPA enfatiza necessidade de recursos de custeio

Fabrício Guimarães

IBGE eleva estimativa de safra de café do Brasil para 59 mi sacas

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais