25.3 C
Franca
maio 30, 2026
Notícias

Mercado eleva perspectiva de inflação para 2022 e 2023, mostra Focus

SÃO PAULO (Reuters) – A expectativa para a inflação na pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira aumentou tanto para este ano quanto para o próximo, mas o cenário para a política monetária permaneceu inalterado.

O levantamento semanal apontou que a estimativa para a alta do IPCA subiu a 5,09% em 2022 e 3,40% em 2023, de 5,03% e 3,36%, respectivamente, na semana anterior.

Ambos os resultados ficam acima do centro da meta, que é de 3,5% para este ano e 3,25% para 2023, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano teve ajuste de 0,01 ponto percentual para cima, a 0,29%, mas melhorou mais para 2023. A expectativa agora é de crescimento de 1,75% no ano que vem, de 1,70% antes.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a taxa básica de juros deve encerrar este ano a 11,75% e o próximo a 8,0%, sem alterações. Atualmente a Selic está em 9,25%.

Related posts

Produtores de café e governo discutem medidas para garantir preço remunerador

Fabrício Guimarães

Produção de frango deve fechar 2024 estável e a de carne suína deve crescer 3,8%

Fabrício Guimarães

Conab divulga segunda estimativa de café com produção de 50,92 milhões de sacas

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais