19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Gestão Rural

Lâmina de Irrigação para cultura do Café na Alta Mogiana

Desde o inicio do uso da irrigação no café na região da Alta Mogiana existe o questionamento sobre o volume ideal de água a ser aplicado, esse volume é o que chamamos de lâmina. Até o momento não existe um consenso, porém na pratica o que se tem observado é uma redução da lamina original que foi baseada em dados de Evapotranspiração. A limitação do volume de agua disponível em rios e córregos juntamente com a expansão dos plantios gerou a necessidade de se irrigar áreas maiores com menos água. A partir dessa situação começou a se projetar sistemas que utilizam ate 50% menos agua, para nossa região esse volume baseia-se em 500 a 700l/há. Esse método foi denominado irrigação de Salvação ou Suplementar, dessa forma foi possível minimizar os riscos do investimento principalmente em plantios novos garantindo a sobrevivência das mudas e o seu rápido crescimento com maiores produções já na primeira colheita trazendo maior rentabilidade para o Produtor.
A melhor utilização dos sistemas de irrigação com uso de monitoramento da agua no solo tem garantido excelentes resultados para laminas com 50% menos água. A importância dessa pratica que reduz o déficit hídrico na fase de granação, permite a aplicação de defensivos e fertilizantes sem contar a garantia do pegamento da florada reflete-se no aumento das produtividades médias. A Irrigação não deixa de ser um seguro como muitos gostam de falar e na verdade a ocorrência de veranicos se tem mostrado cada vez mais frequente e imprevisível, os custos da produção tem achatado os lucros e no longo prazo os preços sinalizam para uma estabilidade, dessa forma a “salvação” da lavoura pode significar muitas vezes o lucro esperado.
É importante deixar claro que a elaboração de projetos com lâminas baixas vai depender de cada propriedade onde se leva em conta a água e energia disponível e a capacidade técnica dos envolvidos para conduzir as irrigações corretamente.

Related posts

Aplicativo da Conab ajuda a calcular descontos de armazenagem

Fabrício Guimarães

CAFÉ ARÁBICA, PECUÁRIA LEITEIRA, SOJA, SORGO E MILHO TÊM CUSTOS DE PRODUÇÃO ATUALIZADOS

Fabrício Guimarães

Estratégias de reaproveitamento dos soros lácteos na indústria de laticínios

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais