19.3 C
Franca
abril 13, 2024
Gestão Rural

Lâmina de Irrigação para cultura do Café na Alta Mogiana

Desde o inicio do uso da irrigação no café na região da Alta Mogiana existe o questionamento sobre o volume ideal de água a ser aplicado, esse volume é o que chamamos de lâmina. Até o momento não existe um consenso, porém na pratica o que se tem observado é uma redução da lamina original que foi baseada em dados de Evapotranspiração. A limitação do volume de agua disponível em rios e córregos juntamente com a expansão dos plantios gerou a necessidade de se irrigar áreas maiores com menos água. A partir dessa situação começou a se projetar sistemas que utilizam ate 50% menos agua, para nossa região esse volume baseia-se em 500 a 700l/há. Esse método foi denominado irrigação de Salvação ou Suplementar, dessa forma foi possível minimizar os riscos do investimento principalmente em plantios novos garantindo a sobrevivência das mudas e o seu rápido crescimento com maiores produções já na primeira colheita trazendo maior rentabilidade para o Produtor.
A melhor utilização dos sistemas de irrigação com uso de monitoramento da agua no solo tem garantido excelentes resultados para laminas com 50% menos água. A importância dessa pratica que reduz o déficit hídrico na fase de granação, permite a aplicação de defensivos e fertilizantes sem contar a garantia do pegamento da florada reflete-se no aumento das produtividades médias. A Irrigação não deixa de ser um seguro como muitos gostam de falar e na verdade a ocorrência de veranicos se tem mostrado cada vez mais frequente e imprevisível, os custos da produção tem achatado os lucros e no longo prazo os preços sinalizam para uma estabilidade, dessa forma a “salvação” da lavoura pode significar muitas vezes o lucro esperado.
É importante deixar claro que a elaboração de projetos com lâminas baixas vai depender de cada propriedade onde se leva em conta a água e energia disponível e a capacidade técnica dos envolvidos para conduzir as irrigações corretamente.

Related posts

Informe Revista Agromogiana: Mercado misto opera com queda para dezembro e altas nos demais contratos

Fabrício Guimarães

Procafé: Resistência de cafeeiros ao bicho mineiro – como uma dádiva

Fabrício Guimarães

Demanda alta por novilhas

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais