17.2 C
Franca
maio 31, 2026
AgriculturaAgroindustriaGestão RuralPolítica Rural

Governo amplia prazos para pagamento de dívidas de produtores rurais

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta terça-feira (15), autorizar a composição de dívidas de produtores rurais e cooperativas de produção que tiveram problemas climáticos ou de comercialização. Em evento em Chapecó (SC), a ministra Tereza Cristina disse que a medida vai beneficiar especialmente os produtores de arroz do país.

“Foi uma luta, mas se conseguiu. Amanhã, se deus quiser vamos colocar os parâmetros da linha de financiamento para essas pessoas continuarem no campo, continuarem produzindo, enfim, mostrar esse Brasil que dá ânimo à gente”, disse.

A medida vale para operações de crédito rural de custeio e de investimento contratadas até 28 de dezembro de 2017, inclusive aquelas prorrogadas por autorização do CMN. O objetivo é possibilitar o alongamento dos prazos de reembolso dos financiamentos de produtores rurais e suas cooperativas de produção, cujo pagamento no cronograma contratual foi dificultado por problemas climáticos ou de comercialização.

Segundo o Ministério da Economia, entre as condições da composição de dívidas estão o limite de crédito por beneficiário de R$ 3 milhões com taxa efetiva de juros de 8% ao ano. O prazo de reembolso é de até 12 anos, incluídos 36 meses de carência. O volume de recursos da medida é de até R$ 1 bilhão.

Fonte: MAPA

Related posts

Reuters: Safra de café do Brasil caminha para sequência rara de altas em 144 anos

Fabrício Guimarães

Chuvas no Brasil voltam a chamar atenção e arábica tem dia de ajustes nos preços

Fabrício Guimarães

Produção de grãos atinge recorde na safra 2021/22 e chega a 271,2 milhões de toneladas.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais