Notícias

EMPREENDEDORISMO FEMININO NO CAMPO: SEMEADORAS DO AGRO REALIZAM EVENTOS EM SEIS CIDADES PAULISTAS.

Empreendedorismo feminino, direitos da mulher, educação e saúde no campo estão entre os temas abordados.

Nos últimos dias de junho as Semeadoras do Agro – Comissão Técnica da FAESP que desenvolve trabalhos que visam apoiar e estimular o empreendedorismo feminino no campo – tiveram uma agenda bastante intensa, com eventos em seis cidades num período de quatro dias. 

Em Cajuru, no dia 25, foi o evento do primeiro módulo, o “Mulheres, descubram-se no campo”. É a primeira parte de uma série de três módulos, quando é feito o primeiro contato das produtoras rurais com os conceitos de empreendedorismo feminino.

Também nas cidades de Braúna (26/06), Barra Bonita (27/06), Campinas (28/06) e Rinópolis (29/06) as Semeadoras do Agro aplicaram o primeiro módulo de suas palestras motivacionais para as produtoras rurais daquelas regiões. Em Barra Bonita, a iniciativa aconteceu a bordo do Navio Homero, uma das atrações turísticas mais procuradas da região. Em Rinópolis houve uma exposição de produtos artesanais feitos por produtoras locais.

A cidade de Caconde já havia recebido os dois primeiros módulos do projeto, por isso desta vez foi a ver do terceiro módulo, “Mulheres: é tempo de colheita” (28/06), que consolida as lições aprendidas nas primeiras fases e parte para a criação de networking, comunicação e fundamentos comerciais.

Os três módulos contam com palestras de Juliana Farah e Adriana Menezes, respectivamente vice-presidente e coordenadora das Semeadoras do Agro; de Ana Elisa Angelieri, da Ong Orientavida; além de analistas e consultores de negócios do Sebrae. 

“Ainda há grande caminho a percorrer para que as mulheres assumam um lugar de destaque no agro que seja equivalente à sua participação na sociedade brasileira atual. Mas estamos, a cada encontro, plantando essa semente de valorização da mulher no campo, seja como produtora, seja como líder de uma propriedade rural”, diz Juliana Farah.

A participação dos sindicatos rurais nos eventos é de fundamental importância para reunir as mulheres produtoras em cada região, para que elas tenham acesso aos conteúdos oferecidos nos eventos e possam dar um importante passo no crescimento profissional dentro do agronegócio. Também são parceiros na realização dos eventos as prefeituras e os escritórios regionais do Sebrae de cada localidade. As ações das Semeadoras levam também para os eventos a possibilidade de acesso a crédito, por isso contam sempre com a presença do Banco do Povo e do Dillianz Bank.

Veja como foram os últimos eventos na galeria de fotos abaixo.

CAJURU

Teve a presença do presidente do Sindicato Rural, senhor Walter Batista da Silva, e do prefeito Alex Moretini.

“Este foi o primeiro evento só para mulheres que realizamos, e trouxe muitos resultados positivos, pois as participantes perceberam que aqui no nosso sindicato também tem espaço para elas.” – Walter Batista da Silva, presidente do Sindicato Rural de Cajuru

BRAÚNA – Extensão de base do Sindicato Rural de Penápolis

Teve a presença do presidente do Sindicato Rural, senhor João Antonio Castilho, e do prefeito Heitor Verdú.

“Já fizemos essa ação em Penápolis e em outras extensões de base, e agora foi a vez de Braúna, e foi um sucesso como sempre. As mulheres ficaram muito agradecidas, pois vai ao encontro aos interesses das produtoras rurais.” – João Antonio Castilho, presidente do Sindicato Rural de Penápolis

BARRA BONITA

Teve a presença do presidente do Sindicato Rural, senhor Leonardo Sgargeta Ustulin, e do prefeito José Luis Rici.

“O trabalho das Semeadoras do Agro com as mulheres produtoras rurais no interior paulista é um verdadeiro orgulho para cada região, trazendo conhecimento e empoderamento que transformam vidas e fortalecem a agricultura local.” – Leonardo Sgargeta Ustulin, presidente do Sindicato Rural de Barra Bonita

CAMPINAS

Teve a presença do presidente do Sindicato Rural, senhor Francisco de Andrade Nogueira Neto.

“De companheiras, como eram vista no passado, as mulheres hoje passaram a exercer a função de empreendedoras. E as palestras das Semeadoras do Agro vêm reforçar esse talento que as mulheres têm.” – Francisco de Andrade Nogueira Neto, presidente do Sindicato Rural de Campinas

CACONDE

“Desde o primeiro evento nós vemos crescer a conscientização das mulheres, e de nós homens também, sobre a grande participação que as produtoras rurais têm, especialmente no café e na agricultura familiar, que são a marca aqui da região de Caconde.” – Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde

RINÓPOLIS

Teve a presença do prefeito de Rinópolis, José Ferreira de Oliveira Neto.

Related posts

ENERGIA FOTOVOLTAICA: ainda vale a pena investir ?

Fabrício Guimarães

Mercados agrícolas iniciam com tendências mistas.

Fabrício Guimarães

Volume de bovinos vivos exportados aumentou em março

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais