12.4 C
Franca
julho 21, 2024
AgriculturaAgroindustria

EDR-Cati Franca e COCAPEC realizaram reunião técnica sobre o Impacto dos Nematóides na cafeicultura da Alta Mogiana

Aconteceu nesta terça (18) em Franca, no Hotel Dan Inn, a reunião técnica sobre o Impacto dos Nematóides na cafeicultura da Alta Mogiana. Evento realizado em parceria Cati Franca e Cocapec.

A reunião temo como objetivo, trazer subsídios para o bom entendimento de todos os convidados sobre o tema e posteriormente, a discussão de oportunidades e práticas para a superação dos desafios existentes. Foram convidados os pesquisadores especialistas: Mário Massayuki Inomoto, Cláudio Marcelo G. de Oliveira e Jaime Maia Santos, que trouxeram na primeira parte do evento dados e observações de pesquisa sobre o verme.

Após as apresentações dos especialistas, o público presente composto de técnicos agrônomos e representantes de entidades do agronegócio café da região puderam questionar e realizar considerações sobre a portaria do Governo do Estado que tem como objetivo evitar pragas e doenças, e por isso trata em especial da presença de nematóides em mudas de cafés.

A presença de José Luiz Fontes, dirigente da assessoria técnica e Celso Vegro, pesquisador científico, ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo permitiu esclarecer sobre pontos da portaria. Aproveitando a oportunidade Fontes divulgou o link para participação dos interessados através da consulta pública: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/gdsv/?action=consultaPublicaMinutaCafe.

Entre os principais questionamentos levantados está a divulgação de dados sobre os impactos econômicos e produtivos da portaria; e a especificação das espécies de nematoides com maior risco à produção. “Mas é essencial que todos participem da consulta pública”, lembra José Luiz Fontes.

Os questionamentos e observações realizados durante a reunião serão encaminhados através de ata à Secretária de Agricultura do Estado de São Paulo para possíveis considerações.

A matéria da reunião na integra, estará na edição da Revista Agromogiana de setembro.

 

Related posts

O que marcou 2022 no AGRO e na ECONOMIA? O que podemos esperar de 2023?

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura anuncia R$ 27 milhões para subvenção de Seguro Rural em São Paulo

Fabrício Guimarães

CLASSIFICAÇÃO DO CAFÉ

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais