33.2 C
Franca
setembro 7, 2024
Gestão Rural

Desenvolvimento educacional eleva a entrega de valor ao produtor rural.

Com a expansão da área comercial, Girassol Agrícola cria a Academia Goellner e promove o aperfeiçoamento técnico e comportamental de colaboradores, levando ao campo mais segurança na escolha de sementes de soja e algodão

Investir em educação corporativa traz ganhos não apenas aos colaboradores, como também à empresa, e por consequência aos seus clientes. Segundo estudo do Observatório Nacional da Indústria, o aperfeiçoamento profissional e a requalificação são itens que ocuparão 79% das necessidades para que os profissionais possam se adequar ao futuro do trabalho. A importância desse investimento é vista pela Girassol Agrícola, referência na produção de sementes de soja e algodão no Cerrado brasileiro. Desde 2019, a empresa promove um movimento de desenvolvimento educacional interno, com pilares que envolvem a cultura organizacional, conhecimento operacional e especializado, todos com o objetivo de conectar as pessoas à estratégia do negócio.

No escopo de educação corporativa estão a Escola de Liderança, com educação continuada para os líderes atuais da companhia, a Escola Sementes do Amanhã, que prepara talentos para a sucessão em postos chave, e o desenvolvimento da Cultura Girassol Agrícola, aplicado a todos os colaboradores. Há ainda a Escola Técnica, onde acontece o MBA de Produção de Sementes para o público tático e operacional. Mais recentemente, com a expansão de sua área comercial, agora formada pelo Desenvolvimento de Mercado, RTV’s, Inteligência de Mercado e Marketing, é criada a Academia Goellner.

Eloá Duarte, gerente de Geste & Gestão, explica que a mudança, que acrescentou dezenas de profissionais ao time, trouxe a necessidade de um ambiente educacional para equipar a força de vendas com as habilidades e o necessário para o cumprimento da estratégia do negócio. “Cada um tem um perfil, tanto de comportamento, quanto técnico, então nosso objetivo é trabalhar nivelamento e alavancagem de conhecimento”, conta. A Academia Goellner está em pleno desenvolvimento, com aulas iniciadas no segundo trimestre deste ano e em formato híbrido – EAD e encontros presenciais.

Comportamento, aperfeiçoamento técnico e ainda especifico de vendas e negociação formam a estrutura de aprendizado, geridas por professores experientes como Daniel Glat, Rogério Coimbra e Junior Crosara. O formato, construído de forma personalizada e exclusiva para a Girassol Agrícola, conta com a plataforma Agroadvance, uma escola para o agronegócio presente em 26 estados brasileiros e sete países, com mais de cinco mil alunos formados.

Os módulos acontecem através de aulas a campo, presenciais, a cada trimestre nas regionais da Girassol Agrícola (Mato Grosso, Goiás e Bahia), em dois encontros anuais com todo o time, além de aulas online ao vivo e gravadas. Ainda há vídeos de animação e podcasts, testes e arenas online para fixar o aprendizado e tirar o aluno da zona de conforto, desenvolvendo a parte técnica e também a comunicação.

Avanços

Com alguns meses de Academia Goellner, a gerente relata que já são percebidas mudanças significativas para o negócio na área comercial. Além de novos subsídios para a empresa para a tomada de decisão em vários aspectos, há mais maturidade do time no aperfeiçoamento técnico. “Com a capacitação, trabalhamos uma proposta de diferenciação, a de levar valor ao produtor rural através de vendas mais técnicas e melhor relacionamento. Já conseguimos observar essa mudança de modelo mental nos profissionais, maior aderência com a marca porque já conseguem visualizar uma entrega de valor”, destaca Eloá.

Segurança para o produtor

Na trilha de aprendizado, muitos são os momentos em que o time comercial vivencia a realidade da empresa e do mercado de sementes de soja e de algodão. Nos formatos e temáticas são utilizados cases técnicos e reais para se trabalhar a proposta de diferenciação. Isso faz com que os membros do curso coloquem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. Também é um momento importante de troca de experiências com os especialistas e com outros participantes.

De acordo com Eloá, os encontros para a resolução de cases contribuem para que o profissional possa levar mais segurança ao produtor, pois estará mais preparado tecnicamente. “Por que comprar da Girassol, o que entregamos? Queremos que o cliente compre algo que está bem embasado, sustentado por resultados. Queremos entregar confiança e a segurança do melhor produto, que tenha a melhor performance para gerar valor para o negócio dele”, conclui a líder.

Related posts

Cocapec está entre as 1000 maiores empresas do país

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura fortalece as ações de controle da raiva dos herbívoros no Estado

Fabrício Guimarães

Anvisa vai reavaliar toxidade de sete ingredientes ativos de agrotóxicos

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais