23.4 C
Franca
fevereiro 23, 2024
AgriculturaEventos

CURSO – O QUE É UM “Q/R-GRADER”

Duração: 6 dias

Objetivo: Adquirir conhecimentos na classificação e degustação de cafés especiais e a obtenção do certificado reconhecido internacionalmente.

Um avaliador Q (de qualidade) é um profissional de degustação e classificação de cafés que recebe uma certificação mundial ligada ao Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute CQI). Este órgão, cuja sede está nos Estados Unidos, trabalha em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial por meio de treinamentos e exames práticos que permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.

O treinamento e os exames foram desenvolvidos com base na metodologia da SCAA (Specialty Coffee American Association), atualmente SCA (Specialty Coffee Association). O curso tem a duração de 6 dias e está baseado em exercícios teóricos e práticos. Ao final, os alunos realizam uma série de exames necessários para a obtenção da licença “Q-Grader ou R-Grader”.

O foco de atuação do Q/R-Grader é o comércio de cafés com qualidade certificada e o profissional com a certificação torna-se apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens, entre os quais: Etiópia, Quênia, Indonésia, Colômbia, Guatemala, Brasil, etc.

COMO É O EXAME?

A formação de um Avaliador Q envolve o conhecimento de todas as etapas de produção do café. O curso é composto por 19 ações sobre assuntos relacionados com o café, como a classificação, a identificação de torra, as habilidades sensoriais e a triangulação sensorial.

Os seguintes itens são abordados nos exames: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de triangulação, teste de ácidos orgânicos, identificação de amostras de torras, café verde, teste de torra e testes de xícaras.

Como me inscrever no curso?

Para se inscrever no curso, basta encaminhar um e-mail para joaovitor@bsca.com.br e para marina@bsca.com.br, informando o interesse de se inscrever no curso Q-Grader, R-Grader, ou Q-Processing.

O seu e-mail será colocado na lista de interessados do curso solicitado, e, logo que as inscrições estiverem abertas, você será avisado sobre a data, local e custo.

Related posts

AUMENTAR O CONSUMO É O PRINCIPAL DESAFIO PARA OS MOINHOS DE TRIGO DE SÃO PAULO EM 2019

EXPOAGRO: UMA FEIRA PARA EXPOR, VENDER E GANHAR PRÊMIOS

Fabrício Guimarães

Regiões Produtoras de café do Brasil com Origem Controlada promovem Cupping na SIC 2022.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais