Agricultura

Colheita de café se aproxima e pressiona preços, informa Cepea

Fonte: Café Point

Movimento já é refletido nas cotações do arábica e, principalmente, na do robusta.

A proximidade da colheita de café já influencia os preços do grão, mesmo com a intensificação das atividades prevista apenas para meados de maio, informou o Cepea na última última quarta (8). Ainda de acordo com o centro de estudos da Esalq/USP, esse movimento já é refletido nas cotações do arábica, que vêm recuando na maior parte dos dias desde o fim de março.

Para o robusta, cujos primeiros talhões são tradicionalmente colhidos entre abril e maio, a proximidade da colheita tem trazido uma pressão mais significativa às cotações no mercado interno. “Nesse cenário, a liquidez no mercado do robusta segue limitada há algumas semanas, com produtores comercializando volumes pontuais, sobretudo para liquidar compromissos de curto prazo e realizar alguns planejamentos para a colheita”, destaca o informativo.

Segundo a previsão divulgada pela StoneX na última segunda (6), a oferta global de café deve superar a demanda em 2026, com um superávit estimado em 10 milhões de sacas. A projeção aponta para uma produção de 182,5 milhões de sacas e um consumo de 172,5 milhões – o que permite a recomposição dos estoques globais para patamares acima dos 48 milhões de sacas, após quatro anos consecutivos de queda até 2024 e leve recuperação em 2025.

Related posts

Pesquisadores analisam atuação de bactéria no combate à ferrugem do café.

Fabrício Guimarães

Comissão Nacional do Café debate atual cenário de queda dos preços

Fabrício Guimarães

Após semana agitada, café encerra com ajustes, mas mantém foco no Brasil e estoques

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais