28.7 C
Franca
setembro 16, 2024
Agricultura

Câmara aprova MP sobre PRA; relator explica impactos ao produtor rural

Deputado e relator da MP, Sergio Souza (MDB-PR) também comentou implicações do texto aprovado sobre áreas de Mata Atlântica

 POR CANAL RURAL

Na quarta-feira (24), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1150/22, que muda o prazo para o proprietário ou posseiro de imóveis rurais fazer sua adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Uma das alterações da medida, que será enviada à sanção presidencial, prevê que o novo prazo, de um ano, contará a partir da notificação pelo órgão ambiental – e não a partir da convocação, como constava no texto da Câmara. A emenda determina ainda que o órgão ambiental realizará previamente a validação do cadastro e a identificação de passivos ambientais.

Ao Mercado & Companhia, o deputado  e relator da MP, Sergio Souza (MDB-PR), explicou os detalhes da MP 1150/22 e como suas mudanças terão impacto sobre os produtores rurais.

“Precisamos separar essa Medida Provisória em duas partes. Uma com seu texto original, em que tivemos que prorrogar o PRA [Programa de Regularização Ambiental], porque o estado brasileiro não fez a análise do CAR. Então, só é possível feito o PRA daqueles imóveis que tiveram o CAR analisado”, disse Souza. De acordo com o relator, depois foram incluídas, por emendas de Plenário, textos que se referem à área ambiental na Mata Atlântica.

Desmatamento

“O texto aprovado libera empreendimentos rurais em áreas de faixa de domínio de empreendimentos já existentes, como em uma rodovia. A medida libera serem feitos empreendimentos como linhas de transmissão, oleoduto, gasoduto dentro dessa faixa de domínio. Fora dela, não”, afirmou.

De acordo com o deputado, a MP 1150/22 possui regras claras para impedir que outros tipos de construções sejam erguidos em áreas de Mata Atlântica.

Related posts

Coocafé realiza operação Safra Segura

Fabrício Guimarães

Defensivos biológicos certificados podem ser utilizados para controle de pragas e doenças na agricultura orgânica

Fabrício Guimarães

14º Simcafé é marcado por negociações e informações fundamentais

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais