23.8 C
Franca
maio 20, 2026
Notícias

Calor extremo avança no Sul e no Centro-Oeste: temperaturas podem superar os 39°C, alerta INMET.

Fonte: Agrolink

Projeções do INMET indicam que o calor será mais intenso entre os dias 24 e 28.

A reta final de janeiro será marcada por uma forte elevação das temperaturas no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência de calor persistente se intensifica a partir deste sábado (24), com os dias seguintes registrando máximas significativamente acima da média histórica.

O cenário é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que dificulta a formação de nuvens e inibe a ocorrência de chuvas em boa parte da Região Sul e do Centro-Oeste. Com o predomínio do tempo seco e ensolarado, o aquecimento atmosférico ganha força, ampliando o desconforto térmico e elevando o risco de impactos no campo e na saúde da população.

As projeções do INMET indicam que o calor será mais intenso entre os dias 24 e 28 de janeiro. No Rio Grande do Sul, os termômetros podem ultrapassar os 38°C em municípios do oeste, como Uruguaiana, São Borja e Alegrete. Para efeito de comparação, a média máxima para janeiro nessa região varia entre 31°C e 33°C — ou seja, os valores previstos representam um desvio de até 6°C.

Em Santa Catarina, a elevação também será notável, especialmente na faixa centro-oeste do estado. Chapecó, São Miguel do Oeste e Iporã do Oeste devem registrar máximas entre 35°C e 36°C. Nessas áreas, a média histórica é de aproximadamente 30°C, o que representa um aumento de 5°C a 6°C por pelo menos quatro dias seguidos.

Paraná e Mato Grosso do Sul seguem mesma tendência

O Paraná acompanhará o padrão observado nos estados vizinhos, com calor mais acentuado no oeste. Cidades como Cascavel, Guarapuava e Pato Branco estão entre as mais expostas, podendo atingir temperaturas entre 34°C e 36°C — até 5°C acima do normal para o mês de janeiro.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul também enfrentará um aumento expressivo das temperaturas. O aquecimento começa já nesta sexta-feira (23), com picos previstos para domingo (25), quando os termômetros podem atingir os 39°C em áreas do oeste do estado, como Dourados, Ponta Porã e Corumbá. O desvio em relação à média histórica, que gira entre 30°C e 31°C, pode chegar a 8°C.

O prolongamento de períodos de calor intenso representa um fator de risco para a produção agropecuária. O estresse térmico pode comprometer o desempenho de animais e plantas, além de aumentar o consumo de água em sistemas de irrigação e elevar a chance de incêndios em áreas de vegetação.

Related posts

Mulheres no Sul de Minas se destacam na cafeicultura.

Fabrício Guimarães

Conab inicia primeira etapa da pesquisa dos estoques privados de café no país

Fabrício Guimarães

Anvisa aprova uso de cannabis no tratamento de doenças em animais

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais