16.7 C
Franca
maio 22, 2024
Agricultura

Café enzimático: o que é e para que ele serve?

Na busca por uma vida mais saudável, é normal se deparar com práticas que prometem resultados positivos com pouco esforço. No Jornal do Café, já abordamos a receita de café com limão, que se popularizou com a promessa de perda de peso, mas, na verdade, possui efeitos práticos insuficientes e questionáveis, ainda que os alimentos, separados, possuam propriedades úteis para o nosso bem-estar.

Uma moda similar está ganhando espaço nas redes sociais americanas, o enzyme coffee, traduzido como “café enzimático”, conhecido, também, como “weight loss coffee”. Ou seja, um café voltado para perda de peso. Mas, será que esse produto tem alguma base científica?

Como funciona o café enzimático?

O café enzimático é um tipo de café que, supostamente, contém enzimas especiais que ajudam a quebrar as células de gordura. Esses compostos são encontrados naturalmente no grão, mas são geralmente destruídos durante o processo de torra.

Entretanto, algumas empresas alegam terem desenvolvido uma forma de preservar essas enzimas, tornando o produto diferenciado. Ele conteria uma coenzima necessária para realizar o metabolismo da gordura, que pode auxiliar na decomposição oxidativa dos ácidos graxos em mitocôndrias.

Café enzimático possui base científica?

Em um artigo sobre o assunto em seu blog, Bryan Yeung, especialista em bioquímica pela Universidade de McMaster, no Canadá, explica que não existe comprovação de que cafés voltados especialmente para perda de peso possuam algum efeito além do esperado. Ele destaca que o termo “café enzimático” não tem significado, pois enzimas possuem diversas funções, não atuando somente nas gorduras do corpo.

4 Plank Mistakes and How to Avoid Them | Fitness | MyFitnessPal trenbolone acetate 6 Stair Workouts to Level Up Your Fitness During Isolation

No texto, o pesquisador destaca, ainda, a natureza vaga das descrições que acompanham o produto, não detalhando o suposto processo que confere à bebida melhor ação para perda de peso: “Não há nada de especial no ‘café enzimático’. Você terá efeitos similares com o café comum da sua marca favorita.”

Café já é um aliado da saúde

O café, normalmente, já possui uma série de benefícios para a saúde. A cafeína, um dos principais componentes da bebida, ajuda na quebra da gordura e aumenta a disponibilidade de oxigênio no tecido muscular. O corpo, então, utiliza a gordura como substrato energético, melhorando o desempenho.

O alimento também pode ajudar a manter a diabetes longe, devido à presença de antioxidantes, como o ácido clorogênico, responsável por regular os níveis de glicose no sangue.

Crédito: Unsplash

Related posts

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO CRIOU 34.762 NOVAS VAGAS DE EMPREGO FORMAL AO LONGO DE 2023

Fabrício Guimarães

Cientistas desenvolvem proteína contra doença da cana-de-açúcar

Fabrício Guimarães

Inscrições abertas para programa Garantia Safra em Minas Gerais

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais