18.3 C
Franca
junho 20, 2024
Agricultura

Café ajuda no humor e no combate ao estresse

Uma das paixões nacionais, o café promove benefícios para a saúde. Aliás, você sabia que ele ajuda a combater problemas como depressão, estresse e diabetes? Mesmo com tantos benefícios, é preciso seguir uma regra básica da vida: beba com moderação.

Então, qual a quantidade correta? Especialistas afirmam que, no máximo, 5 doses diárias são suficientes para aproveitar as vantagens.

Propriedades

Além da cafeína, o café tem pequenas quantidades de zinco, ferro, magnésio, potássio, proteínas, lipídios e aminoácidos. Para quem busca manter a forma ou, até mesmo, perder alguns quilinhos conta com o benefício dos ácidos clorogênicos, que ajudam nessa missão.

Saúde

Estudos indicam que uma xícara diária previne alguns tipos de câncer, como de mama, próstata, fígado, esofágico, entre outros. Isso ocorre por causa dos antioxidantes existentes na bebida.

O café ainda ajuda na digestão e na prevenção do diabetes tipo 2. O consumo da bebida também contribui no combate à depressão, ajudando a aliviar o estresse do dia a dia.

Outra vantagem: a cafeína melhora o raciocínio e a memória, assim como o bom humor. O café tem papel importante na estética por causa de seus antioxidantes. Por isso, ele é utilizado por fabricantes de cosméticos.

História

Mas como o café se transformou em uma grande paixão nacional? Trazidas da Guiana Francesa, as primeiras mudas chegaram no Brasil em 1720, no Pará. Principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, o grão tornou-se o principal produto de exportação do País a partir de 1837.

Fonte: Portal Terra

Related posts

Censo agro: campo é cada vez mais tecnológico

Fabrício Guimarães

Enchentes impactam a produção de alimentos do RS.

Fabrício Guimarães

PREÇOS AO PRODUTOR PAULISTA: ALFACE E BANANA TIVERAM ELEVAÇÃO; LIMÃO E BATATA-DOCE SOFRERAM QUEDA

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais