21.6 C
Franca
janeiro 25, 2025
Notícias

Brasil facilita entrada de pets refugiados do Oriente Médio; veja regras

Vigilância Agropecuária Internacional, coordenada pelo Ministério da Agricultura, orienta tutores nos aeroportos a seguir protocolo para finalizar processo de desembarque

A troca de ataques entre Hezbollah, Irã e Israel fez o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) manter a flexibilização das regras para a entrada no Brasil de animais de estimação acompanhados de passageiros repatriados e refugiados vindos do Oriente Médio.

De acordo com o órgão federal, a determinação tem o objetivo de facilitar o desembarque diante da situação emergencial no mundo.

“Isso é necessário para que os processos acompanhem a urgência humanitária e preservem a saúde pública e o bem-estar animal”, explica Bruno Cotta, coordenador-geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal, Bruno Cotta.

Qual o procedimento?

Diante da flexibilização determinada pelo Mapa, todas as unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) presentes nos aeroportos passaram a permitir que os tutores ingressem no país sem a necessidade de apresentar os documentos sanitários exigidos para a liberação imediatamente.

A única obrigação é a assinatura de um termo de conduta em que se comprometem a regularizar as vacinas do animal de estimação em até 30 dias a partir da data do desembarque. Na sequência, é preciso enviar a documentação atualizada às autoridades para que o processo seja finalizado.

Outras situações

Para o ingresso de pets vindos de outros destinos que não o Oriente Médio, as medidas do Mapa não foram modificadas.

  • No caso de cães e gatos, o tutor deve apresentar o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Passaporte (reconhecido pelo MAPA) emitido pela Autoridade Veterinária do país de origem, atendendo aos requisitos sanitários do Brasil
  • E se o animal em questão for coelho, furão ou chinchila, por exemplo, a Autorização de Importação deve ser solicitada na Superintendência Federal de Agricultura do Estado de destino final. CLIQUE para saber todos os requisitos sanitários obrigatórios para ingressar no país

Related posts

Governa limita a R$ 100 milhões desconto para produtores gaúchos atingidos por enchentes

Fabrício Guimarães

Arroz: Com indústria ativa e vendedor recuado, indicador sobe em março

Ministério da Agricultura lança programa Brasil Mais Cooperativo

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais