18.3 C
Franca
junho 20, 2024
Gestão RuralNotícias

Biomimética traz inovação ao campo

“Para os próximos anos há muitas tecnologias desenvolvidas e lançadas”.

A biomimética é uma abordagem que se inspira nos princípios criativos da natureza para criar soluções inovadoras e práticas para problemas contemporâneos. Ela envolve o estudo e adaptação de padrões, processos e estruturas encontrados na natureza para uso humano. Mais do que simplesmente copiar a natureza, a biomimética busca criar de forma funcional e sustentável, desenvolvendo produtos, processos e sistemas que sejam amigáveis ao meio ambiente e imitem os ciclos naturais.

“Não se trata apenas de copiar a natureza, mas de fazê-lo de forma funcional e sustentável. Isso implica em criar produtos, processos e sistemas que sejam amigáveis ao meio ambiente e que imitem os ciclos naturais”, explica Ithamar Prada, vice-presidente de Marketing & Inovação da ICL, que tem buscado nessa ciência o direcionamento de suas estratégias de inovação.

A biomimética busca soluções inspiradoras para problemas atuais ao estudar a natureza, traduzindo esse conhecimento em soluções práticas para desafios humanos. Por exemplo, estruturas naturais como teias de aranha e comportamentos de animais como formigas são adaptados em engenharia civil para criar inovações. A ICL focaliza sua Pesquisa e Desenvolvimento na aplicação da biomimética para melhorar a sustentabilidade e eficácia das tecnologias agrícolas, visando aumentar o desempenho e a produtividade das culturas, oferecendo tecnologias e serviços personalizados com base no conhecimento científico e agronômico.

“Para os próximos anos há muitas tecnologias desenvolvidas e lançadas, inspiradas nas estratégias da natureza, gerando resultados aos produtores e sustentabilidade. Nosso objetivo é ter um papel relevante nos segmentos em que atuamos, não apenas no sentido de participação de mercado, como também no papel de líder de desenvolver o segmento, criação de novos padrões e soluções, para o desenvolvimento do conhecimento e inovação, assegurando aos produtores ruais e parceiros ICL a segurança de sempre estarem atualizados com as melhores estratégias e ferramentas para a produção agrícola sustentável”, finaliza.

AGROLINK – Leonardo Gottems

Related posts

Café: preços do arábica e robusta oscilam nos últimos dias de março

Bioisca participa da 26ª Hortitec

Fabrício Guimarães

Embarque de carne suína cresce 81% em junho, para 63,6 mil toneladas

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais