17.2 C
Franca
maio 31, 2026
Agricultura

Bahia deve colher 265 mil toneladas de café em 2025.

Fonte: Agrolink

O estado é responsável por 8,2% da produção nacional.

A Bahia se consolida como o maior produtor de café do Nordeste e o quarto no ranking nacional, com previsão de colher 265.920 toneladas do grão em 2025. Os dados são da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri-BA).

Segundo o órgão, a produção cafeeira do estado se apoia na diversidade de ambientes de cultivo e na qualidade dos grãos. “A Bahia encontrou terreno fértil e condições favoráveis para florescer e agradar aos mais diversos paladares”, informou a Seagri-BA.

Com uma área plantada de aproximadamente 133 mil hectares, o estado é responsável por 8,2% da produção nacional, o equivalente a cerca de 4,4 milhões de sacas, conforme levantamento do IBGE. A produção baiana inclui majoritariamente grãos das variedades Arábica e Conillon, sendo o estado o quarto maior produtor de Arábica e o terceiro de Conillon do país.

O cultivo se concentra em três regiões: cerrado, planalto e atlântico, que fornecem grãos destinados tanto ao mercado interno quanto à exportação. Os cafés cultivados atendem perfis variados de consumo, com destaque para grãos finos e blends mais intensos.

Entre os principais municípios produtores estão Itamaraju, Prado, Barra da Estiva, Porto Seguro, Barra do Choça, Itabela, Eunápolis, Vitória da Conquista e Ibicoara.

Related posts

9° Prêmio Região do Cerrado Mineiro vende lote de café a R$ 55 mil em edição histórica.

Fabrício Guimarães

Cafeicultura movimenta US$ 493 milhões em defensivos agrícolas e área tratada atinge 35,2 milhões de hectares em 2024-25.

Fabrício Guimarães

Entrega de fertilizantes no Brasil caiu 7% em agosto

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais