20.7 C
Franca
dezembro 3, 2024
Agricultura

Aprenda a fazer um pão integral de café e outros grãos

Chef testou e uniu o cafezinho ao melhor acompanhamento da bebida, um pão com o sabor inconfundível do café

O brasileiro ama café, seja coado, expresso, com leite, pingado, mocha, capuccino, gelado e tantos outros, um tipo específico para cada gosto. Além disso, o Brasil é o maior produtor e exportador do grão no mundo, sendo responsável por fomentar a economia do país desde a República Velha.

O sabor e o aroma são elementos marcantes da bebida presente no cotidiano de diversas culturas e, na tentativa de diversificar as formas de saborear o café, a chef gaúcha, Eline Prando, decidiu apostar na especiaria para criar um pão caseiro, que tem como principal característica o sabor marcante da segunda bebida mais consumida no mundo.

Eline garante que a receita consiste em um sabor marcante, aroma incrível e o melhor: é saudável, principalmente por conta dos grãos utilizados na receita. Confira abaixo como preparar a receita e não se esqueça de preparar um cafezinho para acompanhar.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de farinha linhaça
½ colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de mel
½ colher (sopa) sal
200 ml de café forte (coado ou expresso)
3 colheres (sopa) de óleo de coco derretido
1 colher (sopa) de cada grão/semente (linhaça, chia, gergelim e girassol)
Farinha de trigo para dar o ponto e fazer a sova (aproximadamente ½ xícara)

Modo de preparo:
Em primeiro lugar, prepare o café e deixe amornar.
Agora em uma tigela pequena coloque o fermento, o mel, o açúcar mascavo e o café morno e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, use uma tigela grande e coloque as três farinhas indicadas nos ingredientes, os grãos, o sal e misture bem. Faça uma cavidade no centro, adicione o óleo de coco, logo após adicione, aos poucos, o café e o conteúdo da tigela pequena e comece a misturar com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea e que não grude muito nas mãos. Se necessário acrescente um pouco da farinha reservada.
Coloque a massa sob uma superfície lisa e sove de 10 a 15 minutos, polvilhando a farinha levemente, até que a massa esteja bem homogênea e elástica.
Após sovar, coloque a massa novamente na tigela grande, cubra com um pano limpo e deixe em local fechado por aproximadamente 1h15, ou até a massa dobrar de volume. Depois desse tempo, vendo que a a massa cresceu, coloque-a novamente na superfície lisa levemente enfarinhada, e amasse para expulsar o ar contido na massa.
Modele o pão no formato que desejar, coloque em uma forma, cuba o conteúdo com um pano e leve novamente para crescer, dessa vez deixando em um lugar fechado por 30 a 40 minutos, ou até dobrar de volume.
Enquanto o pão cresce ligue o forno a 220°C. Importante: o forno precisar ser ligado 20 minutos antes de colocar a massa para assar.
Assim que o pão dobrar de tamanho no repouso, polvilhe um pouquinho de farinha por cima e, com uma lâmina ou faca super afiada, faça cortes com muita delicadeza na superfície do pão.
Leve para assar em 200°C, por 30 a 40 minutos. Após esse tempo, retire do forno, coloque sobre uma grade e deixe esfriar.

Fonte: REDAÇÃO GLOBO RURAL

 

Related posts

Negócios do milho seguem lentos.

Fabrício Guimarães

Com altas puxadas pelos fertilizantes, custo de produção na cafeicultura está 50% mais elevado

Fabrício Guimarães

Abelha ajuda plantio de café e pode prevenir artrite; veja 10 curiosidades

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais