Notícias

Alta do algodão: preço sobe 1,71%.

Fonte: Agrolink

Menor liquidez contribui para a sustentação dos preços.

O preço médio do algodão em pluma alcançou, em março, o maior patamar nominal dos últimos dois anos. Segundo o boletim informativo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), essa valorização está diretamente ligada à posição firme dos vendedores, que adotam cautela na comercialização devido ao período de entressafra.

Os agentes do mercado acompanham a valorização dos contratos negociados na Bolsa de Nova York (ICE Futures) e a alta do Índice Cotlook A, referência para a pluma no Extremo Oriente. Além disso, produtores estão conseguindo se capitalizar com a entrega de contratos a termo e com a comercialização da soja da nova safra, reduzindo a necessidade de vender grandes volumes de algodão no mercado spot.

A dificuldade de acordo entre compradores e vendedores segue como um entrave para os negócios no mercado interno. Segundo o Cepea, a divergência entre preço e qualidade dos lotes ofertados limitou os fechamentos ao longo do mês. Essa menor liquidez contribui para a sustentação dos preços.

Na média de março, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, fechou em R$ 4,2148 por libra-peso. Esse é o maior valor registrado desde abril de 2023, representando uma alta de 1,71% em relação a fevereiro. No entanto, quando comparado a março de 2024, o preço ainda é 8,32% inferior em termos reais, considerando o ajuste pelo IGP-DI de fevereiro de 2025.

Com a entressafra pressionando a oferta e os preços internacionais em alta, o cenário segue favorável para os vendedores no curto prazo. 

Related posts

Preço do milho no mercado interno segue firme em dezembro

Fabrício Guimarães

Pesquisador do Ital deixa legado na área de ciência e tecnologia de alimentos.

Fabrício Guimarães

Minas Gerais exporta primeiro lote de café sob as novas regras da União Europeia

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais