14.6 C
Franca
julho 28, 2026
AgriculturaNotícias

Café: Colheita deve se intensificar na próxima semana

As atividades de colheita dos cafés robusta e arábica da temporada 2019/20 devem ganhar ritmo na semana que vem, conforme apontam agentes consultados pelo Cepea. A colheita já começou em Rondônia, Garça (SP), no Noroeste do Paraná e em algumas regiões da Zona da Mata (MG).

Pesquisadores do Cepea apontam que, com a intensificação dos trabalhos, produtores devem seguir mais atentos ao clima, especialmente nas lavouras de arábica, onde chuvas foram registradas na semana passada.

As precipitações atrapalham a colheita e podem levar à queda dos grãos, prejudicar a bebida e aumentar a possibilidade de fermentação, reduzindo a qualidade dos cafés e limitando ainda mais a rentabilidade de produtores. Porém, apesar dos possíveis efeitos negativos em 2019/20, as chuvas devem auxiliar na condição dos cafezais para a próxima temporada (2020/21).

Fonte: Cepea

Related posts

COLHEITA E PÓS-COLHEITA: Etapas importantes para garantir qualidade e agregação de valor aos cafés

I-CIP aumenta 4,3% em julho de 2024

Fabrício Guimarães

Especialista fala sobre como as condições climáticas atuais impactam no plantio do café

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais