22.3 C
Franca
setembro 8, 2024
EventosGestão RuralPecuária

Alunos da EPEC Prof. Carmelino Correia Junior de Franca – SP, conquistam medalhanas na 8ª OBAP

Alunos da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior ( Colégio Agrícola) de Franca, participaram da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária e conquistaram um feito inédito. A Olimpíada foi realizada entre os dias 14 e 16 setembro, no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. Entre mais de 700 equipes, os francanos que participavam da competição na fase nacional se destacaram, divididos em trio após uma competição interna dentro da instituição, a OIAGRO, preparou os alunos para a participação na OBAP. O grupo da modalidade Técnico Subsequente ( Equipe AGROFORT) formado pelos alunos Júlio Eduardo Tavares, Bruno Ribeiro Rosa e José Alex de Araújo conquistou a premiação em 3° lugar na final nacional e, a equipe da modalidade Técnico Integrada, formada pelas alunas Emily Cintra de Andrade, Camila Alves e Maria Fernanda Mesadre, obteve junto a mais duas equipes a nota mais alta da prova prática.
“Esse foi o quarto ano que participamos e a primeira vez que conseguimos trazer uma medalha para o colégio. Nossos alunos se esforçaram e já eram considerados vitoriosos apenas de terem ido para a final, mas sempre acreditamos no potencial deles”, disse a professora Gisele.
A competição teve início dentro do colégio, com aprova Online, onde classificamos a escola para fase nacional. Este ano a OBAP teve uma novidade, além da participação de estudantes brasileiros, foram convidados estudantes de países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde a dificuldade seria ainda maior, elevando assim o nível da disputa, mas não puderam participar devido à dificuldade na obtenção de recursos por parte de suas instituições. Para o próximo ano, a competição será estendida à países da América Latina.
“Competições assim é bom para sabermos que estamos no nível das melhores escolas do país. É bom colocarmos em teste o nível do curso que estamos oferecendo para nossos alunos e ver que a conquista desse prêmio é mérito dos alunos e da escola”, disse o professor César.
Usando como tema a comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais, dividida em fase com prova teórica e fase prova pratica, tendo como Analise de solo, Inseminação Artificial e Regulagem de Plantadeira.
“ Foi uma experiência muito boa, profissionalmente participar de uma competição assim e ainda conseguir trazer uma premiação. Tivemos que estudar muito e estamos emocionados”, explica Júlio.
Toda essa dinâmica OIAGRO e OBAP tem por objetivo o incentivo ao aluno na busca pelo conhecimento técnico científico, além de possibilitar uma interação com várias escolas do Brasil possibilitando o contato com culturas e realidades diversificadas, o que muito contribui a formação profissional do Técnico em Agropecuária. Ressaltou, Professora Gisele Pereira.
A Etec Professor Carmelino Corrêa Júnior teve seu início como Escola de Iniciação Agrícola em 1958, passando depois a Colégio Agrícola, com a Habilitação Profissional Plena em Agropecuária. Tendo como missão formar profissionais competentes e capazes de se destacarem no mercado de trabalho, este prêmio só reforçar o quanto é importante o esforço e trabalho de todo corpo docente da instituição e dos alunos.

Related posts

Emprego Formal no Setor Agropecuário Paulista Permaneceu em Tendência de Queda em 2018

Fabrício Guimarães

Faesp defende renovação de convênio interestadual para evitar aumento do ICMS

Fabrício Guimarães

Sindicatos rurais de São Paulo recebem testes rápidos de Covid-19

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais