AgriculturaNotícias

China habilita 21 empresas brasileiras para exportação de gergelim.

Fonte: Ministério de Agricultura e Pecuária

O país asiático é o maior importador global, representando 38,4% do consumo mundial de gergelim.

O governo chinês autorizou a habilitação das primeiras 21 empresas brasileiras para exportação de gergelim. O país asiático, maior importador global do produto, responde por 38,4% do consumo mundial da semente, o que demonstra o potencial como um mercado estratégico para o agronegócio brasileiro.

A conquista desse mercado aconteceu no final de 2024, em visita do Presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, todavia, a liberação das empresas exportadoras só foi oficializada na última semana, em um processo normal de acreditação das empresas. Hoje, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de exportação de gergelim, representando 5,31% do comércio global. Entre os principais estados produtores estão Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins, enquanto Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia apresentam grande potencial de crescimento na cultura.

Em 2023, a China importou US$ 1,53 bilhão deste produto, um reflexo direto da alta demanda pelo produto e que torna a China o principal comprador internacional de gergelim. No Brasil, a semente vem ganhando espaço como opção de segunda safra, contribuindo para a diversificação e expansão do agronegócio nacional.

Com essas novas oportunidades, o Brasil amplia sua presença no mercado internacional e fortalece sua produção agropecuária.

Related posts

Secas e geadas prejudicam safra de 2022 e preço do café pode subir.

Fabrício Guimarães

Mercados agrícolas iniciam com tendências mistas.

Fabrício Guimarães

RECORDE DE PRODUÇÃO: CAFÉ BRASILEIRO ALCANÇA 55,1 MILHÕES DE SACAS EM 2023 DE ACORDO COM RELATÓRIO DA FAESP

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais