25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

Berranteiro e cão atravessam as Américas em mulas para ir à Festa do Peão de Barretos 2026

Pedro Matias e o seu cachorro Bastião vão percorrer 10 mil quilômetros

O engenheiro civil Pedro Henrique Biondo Matias, acompanhado por seu cachorro Bastião, da raça border collie, e “armado” com um berrante e a traia de peão boiadeiro, iniciaram uma aventura que pode render a entrada para o livro dos recordes, o Guinness Book. Conhecido como Pedro Berranteiro, o engenheiro decidiu atravessar as Américas montado em mulas, que foram domadas por ele nos Estados Unidos.

A Expedição “Berranteiro das Américas” começou quando Pedro e Bastião deixaram o Brasil, no final de agosto, logo após a participação na Festa do Peão do Boiadeiro de Barretos, a bordo de uma F-1000 com destino aos Estados Unidos. Desde outubro, a dupla iniciou o caminho de volta, partindo de Fort Worth (Oklahoma), com a pretensão de chegar a Barretos em agosto de 2026 para a Festa do Peão.

Eles devem percorrer cerca de 10 mil quilômetros e passar por mais de 10 países. A cada dia andam cerca de 25 quilômetros para não cansar as mulas envolvidas na viagem, que recebem cuidados especiais e têm tempo de descanso para a jornada. Bastião também vai montado em uma mula que carrega as bagagens e uma bandeira brasileira.

“Vamos bem devagar, tanto para conseguir curtir a viagem como para garantir todos os cuidados necessários para os animais que amamos tanto”, disse o berranteiro em nota.

Pedro Henrique Biondo Matias foi quatro vezes campeão de berrante em Barretos  — Foto: Arquivo pessoal
Pedro Henrique Biondo Matias foi quatro vezes campeão de berrante em Barretos — Foto: Arquivo pessoal

Quatro vezes campeão, em Barretos, da competição de berrante, instrumento feito com chifre de animais usado como corneta para chamar o gado, Pedro conta que é apaixonado pela cultura sertaneja. “Toco berrante desde pequeno e sempre quis levar esta cultura do peão de boiadeiro para o mundo. Estou levando esta história para todos os países que passo.”

A aventura de Pedro lembra a do amigo dele, Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”, único brasileiro a cruzar as Américas a cavalo em 2014, partindo de Calgary (Canadá) e chegando a Barretos durante a Festa do Peão. A história de Filipe é contada em um documentário disponível em streaming desde agosto deste ano.

Os fãs podem acompanhar a aventura de Pedro e Bastião pelo canal do YouTube do berranteiro.

Related posts

APESAR DA COTAÇÃO ESTÁVEL, MERCADO DO COURO SEGUE COM PRESSÃO DE BAIXA

Fabrício Guimarães

Preço da soja no Brasil cai após chegar ao maior patamar do ano

Fabrício Guimarães

Cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus nas fazendas

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais