25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Produção de soja no Brasil mantém riitmo firme em 2024

Dados revelam uma continuidade no ritmo robusto da produção.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou recentemente suas análises e projeções atualizadas para o complexo brasileiro da soja até março de 2024. Os dados revelam uma continuidade no ritmo robusto da produção, com poucas alterações em relação às estimativas anteriores.

De acordo com os levantamentos da ABIOVE, a produção de soja em grão está prevista para atingir 153,9 milhões de toneladas, um aumento de 100 mil toneladas em comparação com as projeções anteriores. O esmagamento de soja está estimado em 54,5 milhões de toneladas, enquanto a produção de farelo de soja permanece inalterada em 41,7 milhões de toneladas, e a de óleo em 11 milhões de toneladas.

O processamento mensal, em particular o registrado em março, atingiu 4,34 milhões de toneladas, representando um aumento significativo de 19% em relação a fevereiro de 2024. Entretanto, em comparação com março de 2023, houve uma queda de 3,6%, ajustada pelo percentual amostral de 89,8%.

No que diz respeito ao comércio exterior, os volumes de exportação permanecem praticamente estáveis, com 97,8 milhões de toneladas de soja em grão e 21,6 milhões de toneladas de farelo de soja. A única exceção é a projeção de venda para o mercado internacional do óleo de soja, que teve uma leve retração de 50 mil toneladas, ficando em 1,1 milhão de toneladas no balanço atual, em comparação com 1,15 milhão do relatório anterior. Este ajuste é atribuído a uma maior demanda pelo produto no mercado interno.

Em termos financeiros, as exportações dos produtos do complexo brasileiro da soja têm potencial para gerar uma receita estimada em US$ 56,6 bilhões ao longo deste ano, segundo as projeções da ABIOVE.

AGROLINK – Aline Merladete

Related posts

Café especial: 125 amostras se classificam para fase nacional do Cup of Excellence

Fabrício Guimarães

FAESP DIVULGA NOVO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS PREÇOS DE INSUMOS

Fabrício Guimarães

Brasil é o maior produtor mundial de soja com certificação sustentável

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais