25.5 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

Secretaria de Agricultura prevê criar plano de ação para incentivar a irrigação no Estado de São Paulo

Autor: Assessoria de Comunicação.

Em visita técnica a Campos de Holambra, secretário conheceu projeto de agricultura irrigada e infraestrutura implantada de pivôs nas lavouras

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, esteve no último sábado (06/01), a Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha (ASPIPP), em Campos de Holambra, no município de Paranapanema. Durante a visita técnica, foi discutido o atual cenário da agricultura irrigada de precisão e os desafios dos recursos hídricos no Estado. Na ocasião, foi firmada a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de atender às necessidades primordiais da região.

Vale destacar que, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), São Paulo possui uma área total irrigada de 2,4 milhões de hectares, cerca de 29,5% do cenário nacional. Para Guilherme Piai, o setor precisa ampliar ainda mais a área irrigada e para isso é necessário alinhar estratégias com os órgãos responsáveis, como o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). “A irrigação aumenta a produção e diminui o impacto das adversidades climáticas. Nós temos apenas 5,8% das nossas lavouras irrigadas. Por meio de um grupo de trabalho vamos incentivar a expansão da irrigação na agricultura paulista”, ressaltou Piai.

De acordo com os dados do DAEE, a média de chuva no estado é de 1.376 mm/ano. “Os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais fortes e São Paulo passa por uma seca muito forte. Mas quem tem sua lavoura irrigada, tem sua produção garantida”, frisou Piai.

Também foi apresentado ao secretário e aos representantes da Pasta, o projeto executivo do Polo de Irrigação do Pontal. Com uma área total de 250 mil ha, sendo 130 mil ha irrigados. A iniciativa contribuiria na geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Vale lembrar que a ASPIPP é responsável pela organização da Feira Irrigashow, evento anual considerado referência nacional no setor. A edição de 2024 acontece de 18 a 20 de setembro.

O secretário Guilherme Piai também visitou a Cooperativa Agroindustrial Holambra, para conhecer as áreas irrigadas por meio de pivôs, sistema que permite aplicar, de maneira precisa, a quantidade necessária de fertilizantes, reduzindo custos com mão de obra e desperdícios.

Estiveram presentes o coordenador da Assessoria Técnica de Gabinete, Alberto Amorim; o coordenador de Assistência Técnica Integral (CATI), Ricardo Pereira, e o diretor da CATI Sementes e Mudas, Gerson Casentini Filho.

Related posts

ABCD Café realiza 1º Seminário On-line sobre Cafés Fermentados

Fabrício Guimarães

Em encontro com investidores, ministra defende aumento de exportações do agro para os EUA

Fabrício Guimarães

1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés reúne mais de 200 participantes em Cacoal (RO)

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais