21.6 C
Franca
agosto 30, 2026
Agricultura

NÚMEROS DA CONAB INDICAM QUEDA NA ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO DE GRÃOS EM SP E BR.

por FAESP

Arroz e soja são os destaques positivos em nível nacional; no estado de São Paulo, o desempenho positivo é para o trigo

O Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo divulga o relatório “Acompanhamento da safra de grãos – 2° Levantamento”, a partir de dados da Conab para as safras brasileira e paulista 2023/2024.

No cenário nacional, a Conab revisou a estimativa de produção para 316,7 milhões de toneladas, valor que representa uma queda de 1,5% ou 4,7 milhões de toneladas em relação à safra anterior. Arroz e soja se destacam em termos de aumento na produção – respectivamente com acréscimo de 7,8% (totalizando 10,8 milhões de toneladas) e 5,1% (com previsão de colheita de 162,4 milhões de toneladas). Os destaques negativos são para algodão (retração de 4,1%), sorgo (recuo de 9%) e milho (queda de 9,6%).

Em relação à safra paulista, a queda estimada é de 7,5% frente ao ciclo anterior, com produção estimada em 10,6 milhões de toneladas. O cultivo de arroz registra perda de 17,8% no rendimento, para 5.292 kg/ha, e recuo de 17,9% na produção, atualmente estimada em 41,8 mil toneladas. A área, por outro lado, deve se manter estável em 7,9 mil hectares, dos quais apenas 50% foram semeados até novembro, em decorrência das chuvas.

As chuvas afetaram também a semeadura da primeira safra de milho – essa cultura teve ainda diminuição de área plantada. Com a queda de produtividade esperada também para a segunda safra, a produção total estimada é de 4,1 milhões de toneladas, volume 13,4% inferior ao da safra 2022/2023.

No caso da soja, o plantio alcançou 70% da área prevista, e a expectativa de produção é de 4,7 milhões de toneladas (recuo de 4,2%). Em relação ao trigo, a produção deve chegar a 376,7 mil toneladas no estado, volume 22,5% maior que o da safra anterior.

Related posts

Procafé – Novos sintomas do ácaro e da leprose em frutos de café

EXPORTAÇÕES DE NOVEMBRO SÃO MAIORES QUE ANO PASSADO

Fabrício Guimarães

Brasil exporta 2,8 milhões de sacas de café em janeiro.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais