17 C
Franca
novembro 25, 2024
Pecuária

Tendências do mercado de carne bovina

O fenômeno El Niño atrasou a oferta de carne bovina

AGROLINK – Leonardo Gottems

O Rabobank lançou o Global Beef Quarterly Q1 2024, um estudo global que analisa o mercado de carne bovina. A edição, intitulada ‘Consumidores preocupados com os custos e mudanças na produção estão influenciando o comércio global de carne bovina’, traz destaques sobre o cenário brasileiro.

Após registrar o maior volume mensal de exportação em dezembro, as exportações brasileiras em janeiro caíram sazonalmente, mas ainda atingiram um recorde para o mês. Os volumes foram 13% maiores em relação ao ano anterior, embora o preço médio tenha diminuído em 6%. A China continua sendo o principal destino, representando 47% das exportações, mesmo com uma queda de 3% em relação ao ano anterior. Os EUA são o segundo maior mercado importador, com uma participação de 10%, após um aumento de 36% em relação ao ano anterior e um recorde mensal.

O Brasil recebeu aprovação para exportar carne bovina para novos destinos em 2023, incluindo Canadá, Indonésia, México e Rússia, o que pode impulsionar as exportações futuras.

O fenômeno El Niño atrasou a oferta de carne bovina, mas os níveis ainda estão acima da demanda. As chuvas melhoraram em muitas regiões produtoras, apoiando a engorda do gado. No entanto, a queda sazonal no consumo doméstico e o aumento no abate de fêmeas interromperam a recuperação dos preços do gado vivo que começou em dezembro de 2023. Dados parciais de fevereiro mostram uma queda de 4% nos preços em relação a janeiro.

Espera-se uma recuperação gradual do consumo doméstico após o Carnaval, mas um aumento no abate de fêmeas, atingindo o pico em março, deve manter a pressão negativa sobre os preços do gado vivo. As condições sazonais nos próximos meses terão um impacto significativo nos preços da ração e do gado vivo, apresentando desafios para os participantes do mercado brasileiro de carne bovina.

Related posts

Exportação de carne bovina do Brasil registra recorde em junho

São Paulo lança primeiro centro de pesquisa de pecuária sustentável do País

Fabrício Guimarães

Mapa coordena última etapa técnica para o reconhecimento de três novas áreas livres de febre aftosa sem vacinação

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais