24.7 C
Franca
setembro 7, 2024
Notícias

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza entregas no “Governo na Área” em Ribeirão Preto

Nesta segunda-feira (20), em mais uma edição do Governo na Área, o novo Governador Rodrigo, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, acompanhado do Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, os prefeitos, vereadores da Região Administrativa e convidados, participaram da reunião de secretariado e realizaram as entregas de máquinas e implementos agrícolas para fortalecer o agro da região.

Ribeirão Preto possui uma produção agrícola avaliada em mais de R$ 5 bilhões, que representam 5% do total do Estado. Em 2021 foram produzidos 36 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 15 mil toneladas de carne bovina, 27 mil toneladas de carne de frango, 64 milhões de litros de leite e 65 mil toneladas de amendoim. Na região, a SAA está presente com um núcleo de pesquisa do IAC – Instituto Agronômico e dois do IZ – Instituto de Zootecnia, 19 técnicos da CATI e 19 técnicos da Defesa Agropecuária, e no atendimento de 142 produtores com as linhas de crédito disponibilizadas pelo FEAP. Ainda em 2021, a Secretaria investiu R$ 9,2 milhões em pesquisas, com destaque para a cana-de-açúcar, a pecuária de corte e a pecuária de leite.

O município de Ribeirão Preto também possui um centro de excelência em pesquisa com cana. Criado em 1934, ainda como uma estação experimental, o IAC deu início às pesquisas com os cultivares no mesmo ano. Em 2005, durante a gestão de Duarte Nogueira na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, houve a criação do Centro de Cana do IAC. Atualmente, o Programa Cana IAC emprega 122 funcionários e possui 190 empresas parceiras. Além disso, o Programa já lançou 30 variedades de cana e desenvolve cerca de 650 ensaios de campo por ano.

Nesta edição do Governo na Área, a Secretaria é responsável pela entrega de 67 máquinas e implementos agrícolas do Programa Nova Frota SP Não Para, 24 novas viaturas do Programa Segurança no Campo, 210 km de estradas recuperadas e perenizadas pelo Programa Melhor Caminho, 4 convênios do Programa Cozinhalimento, 2.940 km de estradas rurais mapeadas e 9.430 propriedades rurais com CEP digital, através do Programa Rotas Rurais, e pela regularização ambiental de propriedades pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que já processou 100% dos cadastros e até agora analisou 68% deles. Além disso, a SAA também comprou 231 toneladas de alimentos produzidos por 98 produtores da região e distribuiu 21 mil cestas de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade e promoveu ações de prevenção a incêndios para conscientizar, engajar e proteger as propriedades que ajudam a movimentar a economia do Estado.

Related posts

Conab adia pesquisa de campo sobre levantamento da nova safra

Fabrício Guimarães

Mudança climática ameaça produção de alimentos, alerta ONU

Fabrício Guimarães

Ministra anuncia fundo para modernização do setor de vinho

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais