19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Agricultura

PUBLICADO NOVO PRAZO PARA O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (PRA)

POR SISTEMA OCESP:

O Ministério do Meio Ambiente reforça a importância da adesão dos produtores e proprietários rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O CAR, registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, foi instituído pela Lei Federal nº 12.651 em 2012, como uma medida estratégica para combater o desmatamento e monitorar a vegetação nativa no Brasil.

De acordo com dados recentes, o estado de São Paulo possui 89% dos registros no CAR analisados na forma dinamizada. Desses, somente 19,4% possuem análise concluída. Vale lembrar que o processo de regularização consiste em quatro etapas:

O CAR é diretamente relacionado ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que busca regularizar as Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (UR). Por meio do PRA, essas áreas podem ser regularizadas por meio de medidas como recuperação, recomposição, regeneração ou compensação.

A recente Lei nº 14.595, de 5 de junho de 2023, estabelece prazos e condições para a adesão ao PRA. Os proprietários e possuidores de imóveis rurais com área acima de quatro módulos fiscais devem inscrevê-los no CAR até 31 de dezembro de 2023 para terem direito à adesão ao PRA. Já os proprietários e possuidores de imóveis rurais com área de até 4 (quatro) módulos fiscais ou que atendam aos critérios estabelecidos na Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, têm até 31 de dezembro de 2025 para realizar a inscrição.

É fundamental que os produtores rurais estejam cientes dessas obrigações legais e realizem o cadastro no CAR dentro dos prazos estipulados, garantindo assim a regularização ambiental de suas propriedades e contribuindo para a preservação do meio ambiente. O Ministério do Meio Ambiente ressalta que o cumprimento dessas medidas é essencial para promover a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais em todo o país.

Em caso de dúvidas, solicite apoio dos nossos consultores do ramo Agropecuário Armando Sugawara ou Sinohe de Oliveira pelo e-mail relacionamento@sescoopsp.coop.br

Related posts

Informe Revista Agromogiana: Café arábica registra leves quedas na Bolsa de Nova York nesta manhã de quinta-feira

Fabrício Guimarães

Com tecnologia e inovação, produção agropecuária dobrou no Brasil em 22 anos

Fabrício Guimarães

Aumento de tributos causa preocupação.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais