32.3 C
Franca
outubro 2, 2025
Notícias

Programa Irriga+ amplia acesso a crédito com juros subsidiados para produtores rurais.

Fonte: Secretaria de Agricultura

O Governo de São Paulo ampliou o limite de área para adesão à linha Irriga+ SP, programa que concede subvenção parcial na taxa de juros de financiamentos destinados à aquisição de sistemas de irrigação, energia fotovoltaica e tecnologias de agricultura de precisão. Agora, produtores com propriedades de até 1.000 hectares podem solicitar o benefício.

O Irriga+ é operacionalizado pela Desenvolve SP e as cooperativas conveniadas, e oferece subvenção parcial de até 8% sobre os juros dos financiamentos contratados por meio da equalização feita pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). Com isso, a taxa final sai a partir de 0,39% ao mês. Cada produtor pode financiar até R$ 5 milhões, com prazos de pagamento de até 60 meses e carência de até 18 meses para projetos estruturantes.

“Investir no produtor rural é investir no futuro do agronegócio de São Paulo. Levamos crédito com juros subsidiados para pequenos e médios produtores, permitindo que eles modernizem suas propriedades e se mantenham competitivos no mercado”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. 

Os financiamentos contemplam a aquisição de sistemas modernos de irrigação – como gotejamento, aspersão, pivô central e carretel enrolador – além de soluções de energia fotovoltaica e armazenamento, tecnologias de agricultura de precisão como drones e sensores, estufas climatizadas, projetos de captação e reuso de água, infraestrutura de armazenamento e transporte hídrico, bem como treinamentos e serviços especializados para implantação dessas tecnologias.

“Nosso objetivo é garantir que o produtor rural paulista tenha acesso a condições de financiamento que realmente façam a diferença em seu dia a dia, permitindo investimentos em tecnologia, inovação e aquisição de maquinário”, afirmou Ricardo Brito, diretor-presidente da Desenvolve SP.

Resultados no campo

O criador de cavalos Jamil Buchalla Filho, de Araçatuba, é um dos primeiros a colher os benefícios dessa linha. Ele utilizou o crédito da Desenvolve SP para implantar um sistema de pivô de irrigação e ampliar sua produção de feno.

“Tive a oportunidade de implementar o pivô de irrigação, o que vai proporcionar a produção de feno para venda. Antes era só para consumo dos cavalos.”, afirma o produtor.

Com 40 anos de vivência no setor, o empresário elogia a iniciativa específica para irrigação. “A Desenvolve SP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento estão fazendo algo que há muito tempo não se via, que é um crédito específico para a irrigação. A agência fez a leitura certa para que todos os agricultores tenham este crédito específico para irrigação com boas taxas de juros.”

Related posts

FEMEC EM UBERLÂNDIA

Fabrício Guimarães

Brasília sediará em 2020 reunião internacional de proteção de cultivares

Fabrício Guimarães

Agricultor terá redução no prazo para acesso ao crédito fundiário

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais