19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Notícias

POPULAÇÃO EM ALERTA Temporal com granizo pode atingir o Triângulo Mineiro nesta terça (11/1)

Fortes rajadas de vento na região podem chegar até a 100 km/h, com riscos de corte de energia, descargas elétricas, quedas de árvores e alagamentos

A população do Triângulo Mineiro vive a apreensão de enfrentar um temporal com fortes rajadas de vento e granizo entre terça-feira (11/1) e quarta-feira (12/1). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para informar sobre o risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas, quedas de árvores e alagamentos.

 O instituto afirma ainda que há possibilidade de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h com um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros em uma hora e 100 milímetros durante todo o dia. 

De acordo com a climatologista Wanda Prata, as rajadas de ventos forte e, até mesmo, a queda de granizo devem acontecer em Conquista, Uberaba, Nova Ponte e Santa Juliana (região sul do Triângulo), além de Uberlândia e Indianópolis (região norte).

“As chuvas intensas devem permanecer também na quarta-feira. Mas, para quinta-feira, essa chuva perde a intensidade, mas ainda permanece no Triângulo com tempo nublado e chuvisco; essa situação permanecerá também na sexta-feira”, conta. 

Já no próximo sábado (15/1), a previsão da climatologista é que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) não estará mais nem sobre o Triângulo Mineiro, nem sobre o sul de MG. A ZCAS é um sistema que transporta umidade da Amazônia em direção ao Oceano Atlântico e favorece a formação de nuvens.

“De maneira que o sol reaparecerá e domingo também estaremos ensolarados. Já na próxima segunda (17/1) e também na terça teremos o retorno das chuvas, mas não mais chuvas significativas”, finaliza a climatologista.

Segundo o Instituto Clima Tempo, entre segunda-feira (10/1) até sexta-feira (14/1), as temperaturas no Triângulo Mineiro vão ficar entre aproximadamente 15ºC e 30ºC.

Related posts

Boi: arroba volta à casa dos R$ 230; oferta de carne no 1º semestre é recorde

Fabrício Guimarães

Por quê utilizar aromas em rações para bovinos leiteiros?

Lei permite a produtor rural usar cadastro ambiental para cálculo do ITR

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais