19.3 C
Franca
novembro 25, 2024
Uncategorized

Mapeamento completo do genoma do morango abre portas para pesquisa

Com a nova descoberta, fica mais fácil desenvolver cultivares mais adaptadas ao Brasil

O que o sequenciamento completo do genoma de uma planta pode nos oferecer? Inúmeras possibilidades de torná-la mais nutritiva, mais saborosa, menos susceptíveis a pragas e doenças e adaptável a intempéries climáticas. Pesquisadores da Universidade de Davis, na Califórnia, concluíram o sequenciamento do genoma do morango cultivado (Fragariax ananassa), abrindo novas possibilidades para o melhoramento genético do fruto. O trabalho foi publicado no início de 2019, na revista Nature.

Esta foi a primeira vez que os cientistas conseguiram montar o genoma completo desta que é uma das frutas mais consumidas no mundo, embora a versão do morango selvagem tenha sido mapeado em 2010.

Dentre os principais aspectos buscados através do melhoramento genético no morango estão a durabilidade na pós-colheita, aumento dos nutrientes e intensificação do sabor. Com o mapeamento genético revelando todos os segredos do fruto, os cientistas agora analisam a melhor forma de utilizarem essas informações.

O estado norte-americano da Califórnia responde por mais de 80% da produção mundial de morango. As principais cultivares da fruta plantadas pelo mundo, inclusive no Brasil, foram desenvolvidas na universidade responsável pela pesquisa.

Para o Brasil, que ainda não conta com variedades de morango com características que atendem as necessidades da planta quanto ao clima e doenças, o sequenciamento genético pode ser uma nova esperança na pesquisa para o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas. Na década de 1990, pelo menos seis cultivares foram desenvolvidas por programas de pesquisa em melhoramento genético de empresas como a  Embrapa e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Fonte: Globo Rural

Related posts

Café previne envelhecimento, inflamações no organismo e age como neuroprotetor, afirma nutricionista do CEUB.

Fabrício Guimarães

Soja, milho e carne bovina puxam valor da produção agropecuária, que supera R$ 1,1 trilhão para este ano

Fabrício Guimarães

Presidente da FAESP convoca produtores para campanha de vacinação contra aftosa

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais