20.6 C
Franca
novembro 5, 2025
ARTIGOS TEC.Pecuária

Especialistas recomendam dieta fria para vacas

Parte do calor gerado durante os processos de fermentação ruminal e metabolismo de dois nutrientes é absorvido

Para enfrentar as altas temperaturas, os especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA) recomendam uma dieta adequada, baseada em medidas de dissipação de calor para o gado leiteiro. Ela permite reduzir o déficit energético de vacas gerado em períodos críticos. 

O estresse calórico é um dos fatores que pode afetar significativamente a produção, composição e eficiência reprodutiva do leite. Nesse sentido, uma equipe de especialistas do INTA Rafaela –Santa Fe– e Balcarce –Buenos Aires– recomendam práticas nutricionais que contribuam para a redução do estresse calórico. “O estresse ocorre quando o animal não consegue dissipar o calor necessário para manter a temperatura corporal abaixo de 38,5 ° C”, explica Eloy Salado, especialista do INTA Rafaela. 

Parte do calor gerado durante os processos de fermentação ruminal e metabolismo de dois nutrientes é absorvido, sendo as vacas mais produtivas e também mais suscetíveis devido ao maior consumo de ração e alta intensidade metabólica. Quando em temperatura ambiente ultrapassar 25 ° C ou 26 ° C, ou voluntário de consumo interno.  

Em alta umidade relativa, a exposição direta ao sol aumenta a intensidade do efeito. O aumento da respiração ofensiva é um mecanismo que permite ao animal eliminar o calor, mas também significa um alto consumo de energia, aumentando a necessidade de manutenção em 25%. 

Em suma, ou estresse térmico reduz a ingestão de ração, a atividade de ruminação e a absorção de nutrientes e aumenta as necessidades de manutenção. Além disso, reduziu a disponibilidade de energia e nutrientes para a produção de leite. A produção restante pode chegar a 40% e, em alguns casos, a intensidade e a duração da onda de calor podem causar a morte da fazenda. 

Related posts

Como estimular a produção de fitoalexinas nas plantas

Fabrício Guimarães

Boi gordo e “boi China” caem no fim do mês.

Fabrício Guimarães

Ipea revê para cima previsão do PIB Agro

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais