31.9 C
Franca
outubro 17, 2025
AgriculturaNotícias

Café também faz parte de uma alimentação saudável

Puro ou com leite, expresso ou de coador, o café é uma das paixões nacionais. Afinal, o grão exerceu papel de protagonista na história do Brasil, tendo ainda hoje grande importância em nossa economia.

Para os que ainda afirmam que o produto faz mal, aqui vai um recado: beber café é benéfico para a saúde. Mas, como tudo na vida, é preciso evitar os exageros. Especialistas recomendam, no máximo, 5 doses diárias do produto.

Benefícios

Estudos indicam que o consumo de uma xícara diária de café contribui na prevenção de alguns tipos de câncer. Isso ocorre por causa dos antioxidantes existentes na bebida. A bebida ajuda ainda na digestão e na prevenção do diabetes tipo 2.

Além da cafeína, o grão oferece zinco, ferro, magnésio, potássio, proteínas, lipídios e aminoácidos Para quem deseja perder alguns quilinhos, o café é um ótimo aliado, já que os ácidos clorogênicos contribuem nessa tarefa.

Outra vantagem: o café ajuda a aliviar o estresse. Além do bom humor, a cafeína melhora o raciocínio e a memória. Explorado até mesmo por fabricantes de cosméticos, o grão atrasa o processo de envelhecimento por causa dos antioxidantes.

História

As primeiras mudas de café chegaram no Brasil em 1720, no Pará, trazidas da Guiana Francesa. A produção do grão se tornou o principal produto de exportação a partir de 1837, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os fazendeiros na época ficaram conhecidos como barões do café.

Fonte: Fábio Lopes

Related posts

MG: Produção de maracujá é opção lucrativa para fruticultores

Monilíase em produção de cacau reforça ações de prevenção no Brasil

Fabrício Guimarães

Contratos agrícolas operam com estabilidade em Nova York

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais