Em meio a 48 participantes, que colocaram sua experiência na distinção de cafés à prova nos dias 2 e 3 de maio, o degustador da empresa Ouro Verde Cafés Especiais, André Aguila, de Ibiraci (MG), sagrou-se vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters 2019. A competição, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi realizada na O’Coffee, em Pedregulho (SP), e teve a Revista Espresso como mídia oficial.
Nos dois dias de disputa, os degustadores participaram de oito testes triangulares com o objetivo de distinguir, em no máximo oito minutos, qual das três xícaras possuía o café diferente, levando o menor tempo possível. Aguila, acertando todas as amostras em 5’35”, levou o título ao superar, na etapa final, Wellington Pereira, da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive), que teve sete acertos em 1’47”, e José Naves, da Nucoffee, com seis acertos em 4’11”, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Com o título, Aguila será o representante do Brasil no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que ocorrerá em junho, na cidade de Berlim, na Alemanha.
Desde 2016, a BSCA se tornou National Body no Brasil da World Coffee Events(WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” é desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.