Uma das paixões nacionais, o café promove benefícios para a saúde. Aliás, você sabia que ele ajuda a combater problemas como depressão, estresse e diabetes? Mesmo com tantos benefícios, é preciso seguir uma regra básica da vida: beba com moderação.
Então, qual a quantidade correta? Especialistas afirmam que, no máximo, 5 doses diárias são suficientes para aproveitar as vantagens.
Propriedades
Além da cafeína, o café tem pequenas quantidades de zinco, ferro, magnésio, potássio, proteínas, lipídios e aminoácidos. Para quem busca manter a forma ou, até mesmo, perder alguns quilinhos conta com o benefício dos ácidos clorogênicos, que ajudam nessa missão.
Saúde
Estudos indicam que uma xícara diária previne alguns tipos de câncer, como de mama, próstata, fígado, esofágico, entre outros. Isso ocorre por causa dos antioxidantes existentes na bebida.
O café ainda ajuda na digestão e na prevenção do diabetes tipo 2. O consumo da bebida também contribui no combate à depressão, ajudando a aliviar o estresse do dia a dia.
Outra vantagem: a cafeína melhora o raciocínio e a memória, assim como o bom humor. O café tem papel importante na estética por causa de seus antioxidantes. Por isso, ele é utilizado por fabricantes de cosméticos.
História
Mas como o café se transformou em uma grande paixão nacional? Trazidas da Guiana Francesa, as primeiras mudas chegaram no Brasil em 1720, no Pará. Principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, o grão tornou-se o principal produto de exportação do País a partir de 1837.
Fonte: Portal Terra