26.1 C
Franca
setembro 10, 2025
Agricultura

Bicho-mineiro: praga pode reduzir 87% da produtividade do café.

Fonte: Agrolink

O problema ocorre ao longo do ciclo reprodutivo do inseto.

O combate às pragas é considerado essencial para garantir a produtividade do café, de acordo com especialistas. Entre os principais desafios está o bicho-mineiro-do-café (Leucoptera coffeella), pequena mariposa de coloração clara que, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), “pode comprometer até 87% da produtividade dos cafezais”.

O problema ocorre ao longo do ciclo reprodutivo do inseto. A mariposa deposita ovos nas folhas do cafeeiro, especialmente nas mais altas. Após a eclosão, a lagarta perfura o tecido foliar e se instala dentro da folha, consumindo nutrientes e enfraquecendo a planta.

“Ao se instalar no interior da folha, a praga cria pequenas galerias que deixam o tecido quebradiço e reduzem a capacidade de fotossíntese. A planta perde nutrientes essenciais e produz menos grãos de café. Além disso, a desfolha em áreas atacadas pode chegar a 75%, como aponta a Embrapa”, explica Luiz Henrique Marcandalli, Head de Marketing da Rainbow Agro.

Para auxiliar os produtores, a Rainbow Agro desenvolveu o inseticida Aceway. Segundo a empresa, o produto combina diferentes modos de ação, sendo um deles sistêmico e outro de efeito imediato sobre as pragas, oferecendo controle eficaz do bicho-mineiro-do-café.

Related posts

Cooxupé divulga que 97% da safra cafeeira de seus cooperados está concluída.

Fabrício Guimarães

Alto custo dos fertilizantes afeta o custo de produção

Fabrício Guimarães

Preço da soja encerra outubro em alta no mercado brasileiro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais