Fonte: Agrolink
O problema ocorre ao longo do ciclo reprodutivo do inseto.
O combate às pragas é considerado essencial para garantir a produtividade do café, de acordo com especialistas. Entre os principais desafios está o bicho-mineiro-do-café (Leucoptera coffeella), pequena mariposa de coloração clara que, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), “pode comprometer até 87% da produtividade dos cafezais”.
O problema ocorre ao longo do ciclo reprodutivo do inseto. A mariposa deposita ovos nas folhas do cafeeiro, especialmente nas mais altas. Após a eclosão, a lagarta perfura o tecido foliar e se instala dentro da folha, consumindo nutrientes e enfraquecendo a planta.
“Ao se instalar no interior da folha, a praga cria pequenas galerias que deixam o tecido quebradiço e reduzem a capacidade de fotossíntese. A planta perde nutrientes essenciais e produz menos grãos de café. Além disso, a desfolha em áreas atacadas pode chegar a 75%, como aponta a Embrapa”, explica Luiz Henrique Marcandalli, Head de Marketing da Rainbow Agro.
Para auxiliar os produtores, a Rainbow Agro desenvolveu o inseticida Aceway. Segundo a empresa, o produto combina diferentes modos de ação, sendo um deles sistêmico e outro de efeito imediato sobre as pragas, oferecendo controle eficaz do bicho-mineiro-do-café.