AgriculturaAgroindustriaCursos e PalestrasGestão Rural

SENAR/SP lança o Programa Novo Olhar voltado à Organização Comunitária Rural

O Programa cria possibilidades à promoção do desenvolvimento rural sustentável conforme necessidades e realidades dos grupos envolvidos

O programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural está inserido como atividade da área de Promoção Social do SENAR/SP e foi criado com o objetivo de apresentar demandas das bases sindicais, dos instrutores e do público do meio rural, melhoria das condições humanas, sociais, ambientais e econômicas das pessoas ligadas ao agronegócio, exigências de mercado, de certificação de produtos, de vendas ao governo e programas sociais.

O objetivo é desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável, além de buscar atender aos anseios e necessidades das comunidades rurais de forma participativa e democrática de acordo com a realidade socioeconômica.

Em cada turma a ser desenvolvida no estado de São Paulo, estima-se atender de 15 a 30 pessoas ligadas ao setor rural que participam ou tenham interesse em participar de algum tipo de organização comunitária.

O programa tem duração de 120 horas, distribuídas em 15 dias e sendo divido em 6 módulos. O módulo 5 é composto por 5 oficinas, a saber:

  1. Organização comunitária – instrumento para o desenvolvimento rural sustentável
  2. Diagnóstico social na organização comunitária
  3. Formas de organização comunitária
  4. Planejamento participativo
  5. Organização comunitária em ação
    Oficina 1: Compromisso e responsabilidade
    Oficina 2: Sustentabilidade e desenvolvimento
    Oficina 3: Cooperação e interesses comuns
    Oficina 4: Participação e poder compartilhado
    Oficina 5: Gestão de recursos
  6. Avaliação e continuidade

Com a implantação do Programa almeja-se que produtores rurais e seus familiares possam ter acesso aos bens e serviços sociais, assim como melhorar a capacidade de comercialização de seus produtos, desenvolver habilidades e conhecimentos sobre sustentabilidade, aumentar a geração de emprego e renda, criar vínculos sociais, melhorar o nível cultural, dentre outras formas de crescimento.

Vislumbrando o resgate da autoestima das pessoas, a importância de conviver em grupo e se desenvolverem nas perspectivas individuais, sociais, culturais e econômicas, pretende-se romper efetivamente com a pobreza, não apenas no sentido econômico. O Objetivo é que as pessoas no meio rural desprendam-se dos medos, inseguranças, desconhecimentos mútuos e ignorâncias, consequentemente tornando-as empreendedoras e protagonistas de suas histórias.

Fonte: FAESP/SENAR

Related posts

Emater dá dicas para produtores renegociarem suas dívidas

Conab confirma números recordes de produção do café

Fabrício Guimarães

ATENÇÃO PRODUTOR RURAL!! Prazo para entrega do ITR termina no dia 30

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais