Produtores de cana-de-açúcar dos municípios de Morro Agudo e Barretos, em São Paulo, participaram do levantamento de custos de produção da cultura, realizado pelo Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
Na quarta (12), técnicos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) coletaram as informações junto aos produtores de Morro Agudo.
“O painel foi fundamental para ver o nível de tecnologia das propriedades de cana da região. Infelizmente estamos há anos com o mesmo nível de produtividade e é preciso melhorar os sistemas de produção”, disse o produtor Celso Junqueira.
Para o coordenador de Projetos do Pecege, João Rosa, muitos produtores ainda possuem carência na gestão de custos. “Levantamentos dessa natureza ajudam nas tomadas de decisão”.
Na quinta (13), foi a vez de Barretos receber os técnicos do projeto. O produtor de cana Marco Antônio Junqueira afirmou que o encontro apresenta informações que auxiliam os produtores a otimizar a produção e controlar as despesas da propriedade.
O painel do Campo Futuro é uma reunião técnica com a participação de produtores, representantes de sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA para definição de uma propriedade modal, que ocorre com maior frequência na região.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA